domingo, abril 08, 2007

O SANTA CLARA NÃO CONTA

Se há coisa que me irrita em quem discute o desporto na Região é sempre o facto de fazerem comparações e puxarem para a conversa o Santa Clara.
Porque deu mais jogos do Santa Clara (Liga de Honra de Futebol) do que da Fonte do Bastardo (Divisão A1 de Voleibol).
Porque deu um jogo do Santa Clara (Liga de Honra de Futebol) e não deu de não sei que modalidade.
Epá parem com esta trampa.
Goste-se ou não se goste futebol é futebol e comprar uma Liga de Honra seja com o que for é uma burrice e ponto final.
Se houve coisa que aprendi com quem esteve ao meu lado nos Antigos Alunos é que não vale a pena mexer e comparar o que não é comparável, porque simplesmente não é comparável.
Agora que é um facto que o tempo que é dado às modalidades é pouquíssimo, isto é indiscutível, mas também é indiscutível que é infinitamente superior ao que é dado nas Televisões Nacionais.
E sabem quem é culpado que as modalidades tenham pouca visibilidade?
Os espectadores, porque só querem saber de futebol e esta é que é a verdade.
Deixem o Santa Clara lá sossegado e arranjem alternativas, como por exemplo a ideia que o Carlos Silveira deu uma vez, porque não um programa só dedicado às modalidades?
Para isto basta aparecer um patrocinador e publico interessado em ver o programa.
Será que existe?

Etiquetas: ,

17 Comments:

At 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Começo por lhe dizer que o seu artigo é tão infeliz como o que escreveu o Srº José Silva .

Se comparam o desporto sempre com o Stª Clara, quanto a mim julgo bastante correcto.

Ao que se refere às modalidades, concordo perfeitamente com a ideia do Carlos Silveira a RTP, devia fazer um programa só para modalidades, porque público, claro que existe.

Anónimo " por causa das repressões "

 
At 10:27 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Não percebo porque é que há-de ser infeliz, mas aceito perfeitamente a sua opinião.
Só quero fazer um reparo, porque não me devo ter expressado muito bem.
Eu não comparo desporto a futebol e se o meu caro anónimo ganhasse um pouco de tempo a percorrer a Corisca Bancada, perceberia isto mesmo.
Para além disto, vou-lhe dar um exemplo muito pratico:
Repare quais são os posts que são comentados.
Por outro lado, quando digo para deixarem o Santa Clara em paz, estou a estender também ao Operário, ao Lusitânia e ao Madalena, ou seja, para bem das outras modalidades (eu sou do voleibol, meu amigo) temos que ser nós próprios a dizer nós somos diferentes, nem queremos comparações. Eles têm o seu espaço e nós temos o nosso. Enquanto nós quisermos o espaço deles, vamos ficar sempre, mas sempre a perder, porque ao contrário do que você diz a modalidade de massas é o futebol e isto é um facto não uma expressão do meu gosto ou do seu.
E se quer fazer comparações então porque não compara o número de jogos que deu do Lusitânia e da Fonte do Bastardo?
Quanto a existir público para as modalidades eu sinceramente tenho dúvidas, porque infelizmente não é o que se vê ou sente, só por isto, porque em matéria de interesse considero que as modalidades praticadas na Região e as suas respectivas equipas, e resultados, dariam muitas e mais interessantes notícias do que as resmas de tabelas classificativas do futebol que dá.
Até seria um meio de se mostrar as dificuldades e sacrifícios que são feitos para se conseguir os resultados e prestações que se consegue, pois a ideia (errada) que existe é que é só meter dinheiro e o resto é muito fácil.
E por outro lado, mostrar que sacrifícios são necessários efectuar para um atleta atingir o patamar de resultados que outros conseguem.

 
At 11:19 da manhã, Blogger RCBC said...

O comentário do anónimo é que é infeliz...
Parece-me que a questão fundamental (para alguns) prende-se com o facto do Santa Clara ser de São Miguel e não de outra ilha qualquer...
Só 1 pessoa facciosa e apegada a rivalidades entre ilhas, que são estúpidas e ridículas, é que não compreende a importância para a economia da Região de, por exemplo, uma participação do Santa Clara no principal escalão do futebol português...E atençao eu não sou do Santa Clara mas tenho a honestidade de compreender a importância estratégica da participação de um clube açoreano (seja ele quem for!)na principal liga de futebol em Portugal!!!
O que me parece é que há pessoas que vivem apegadas a rivalidades estúpidas e desnecessárias...para bom entendedor...

 
At 1:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rcbc, eu sou bem Micaelense, e sócio do Stª Clara “ não sou bairrista” mas como adepto do desporto em geral , acho que o mesmo não é só futebol, embora saiba que é o desporto rei, se a comunicação social em especial a RTP deve mais cobertura ás outras modalidades, talvez houvesse maior número de adeptos das mesmas.

Compreendo perfeitamente a importância de um clube na 1º liga de futebol, e os dividendos que a região tira com essa participação, mas por favor, volto a repetir...

DESPORTO NÃO É SÓ FUTEBOL.

 
At 3:06 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Então estamos todos de acordo.
Daí não ter percebido o porquê de considerar infeliz o meu post.

 
At 3:25 da tarde, Blogger Dário said...

Boas!
Ora bem, vamos lá pôr o dedo na ferida...

1º Ponto
Ao contrário do que muitos dizem, acho que estas questões de rivalidade entre ilhas são positivas num contexto desportivo. Porquê? Porque é um motor de atracção e manutenção do interesse dos adeptos. É a rivalidade que mantém o desporto vivo, as "discussões de taberna" acerca do desporto é algo essencial para que este mantenha a chama acesa! O que é que seria um sporting sem um benfica e vice-versa? ou o porto? Certamente que seria tudo bem mais morno e desinteressante... O problema é quando, enfrentando ameaças vindas de fora, nos mantemos desunidos. Isso sim é que é estúpido fazer, pois não nos enganemos, os continentais tudo farão para afastar as nossas equipas dos nacionais! Não por não gostarem de nós, mas pura e simplesmente porque constituímos para eles uma situação de despesas acima do normalmente orçamentado e tempo desperdiçado em deslocações. Somos caros para eles. E depois há aquela falsa questão dos apoios do governo regional, que eles consideram concorrência desleal.. como se no continente não proliferassem os apoios das câmaras aos clubes, para nem falar dos negócios obscuros entre estes... Bem, mas isto para dizer que não nos faria mal nenhum unirmo-nos um pouco mais, mas não queiram cortar as nossas rivalidades!

2º Ponto
Sou terceirense mas não sou faccioso... a mesma atitude que S.Miguel tem para com as outras ilhas, também a Terceira a tem... Falamos em nome das restantes ilhas, contra S.Miguel, mas não hesitamos em ignorá-las e em canalizar todos os "restos de S.Miguel" para cá. A isso chama-se hipocrisia!

3º Ponto
Estou farto de ouvir falar do Santa Clara! É um clube que simplesmente abomino! E isto não é algo intrínseco, não nasci a odiar o clube (aliás, o SC é algo recente pois durante muitas décadas era o Lusitânia a dar cartas no futebol açoriano), e até fiquei contente quando o SC subiu à 1ºliga, simplesmente é uma situação provocada pela comunicação social, nomeada e principalmente pela RTP-A, que nos bombardeia há anos com notícias e mais notícias sobre o SC. Qualquer espirro de um jogador é logo notícia de primeira página! E não me venham com a história de que é o desporto rei e estiveram na 1ªliga e 2ªhonra e são o único representante açoriano nos escalões cimeiros, bla bla bla... Façam uma pesquisazita... uma sondagem... vejam quantos açorianos gostam ou seguem o SC... Iriam ter uma surpresa... Por mim faço figas para que desçam de divisão e sempre a pique! E não pensem que isto é rivalidade vs S.Miguel, já há algum tempo que torço para que o Operário suba (já que o Lusitânia teima em não se levantar e o Madalena não tem estrutura para isso). É a RTP-A quem tem projectado o SC e tendo por trás interesses pessoais e de projecção pessoal! Não é com o suporte genuíno dos açorianos, porque estes na sua grande maioria estão-se marimbando para o clube!

4º Ponto
A importância e relevância da projecção do SC para a economia da região são sobejamente sobrestimadas. As equipas açorianas que participam nos nacionais, no seu total, são de facto importantes para a economia; no seu conjunto têm um relevante contributo para a promoção do destino Açores, além do contributo directo para a economia local aquando dos jogos em casa. Mas individualmente cada equipa pouca influência tem! O SC por si só não tem o contributo que muitos querem fazer entender que tem! Portanto não queiram camuflar e embelezar as coisas, tentando justificar a todo o custo os tratamentos de privilégio! E não é certamente com uma liga de honra que se obtém a visibilidade que apregoam. Aliás, estão muito errados se pensam que é com o "vender" do nome Açores lá fora que se faz maior publicidade à terra... Maior impacto tem o facto de que os jogadores que cá vêm verem e apreciarem as belezas no nosso maravilhoso arquipélago e depois contarem e espalharem aos amigos/familiares, contribuindo para um aguçar do apetite aos potenciais visitantes. E isto não é conseguido apenas com uma equipa. Certamente que não é o SC isoladamente que consegue tal proeza. São todas e quaisquer equipas que tenhamos a jogar nacionais. Valem pelo seu conjunto. Portanto não acho que seja demasiado exigente ou injusto pedir que transmitem mais jogos de outras equipas e outras modalidades. É que até parece que não temos a AJFB na 1ªdivisão volei masculino, Ribeirense 1ºdivisão feminino, Lusitânia liga profissional basket, Boa Viagem basket feminino, Candelária 1ºdivisão hóquei masculino (com brilharete na Europa este ano), Sp Horta andebol masculino(com brilharete na Europa o ano passado)!!!
BASTA DE SANTA CLARA-CENTRISMO!!

Dário Ávila

 
At 4:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só crítico, que estes clubes para participarem nas competições sejam fortemente apoiados por dinheiros públicos, nomeadamente para suportar os salários dos diversos jogadores, onde se encontram os privados no meio disto tudo..... pois....

 
At 5:06 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Gostei do contributo do Dário e concordo com ele em vários pontos.
O que ele diz no ponto 1 já eu venho dizendo (nomeadamente em algumas intervenções no blog Desporto na Terceira) e infelizmente tenho sido quase sempre mal entendido. Contudo fico contente por saber que existem mais pessoas que pensam como eu.
Quanto à importância ou não do Santa Clara, eu continuo a defender sempre a mesma coisa, façam-se contas e apresentem-se números, a partir daí estamos a discutir factos. Até lá são sempre suposições, impressões e opiniões.
No que respeita ao apoio da palavra Açores também concordo que a grande promoção é feita quando as equipas cá vêm, por isto nunca percebi o porquê da recusa em apoiar a 2ª realização de um torneio da Taça CEV em voleibol quando todas as equipas até pagavam as suas passagens. E o apoio seria todo canalizado para a organização à semelhança do ano anterior.
Quanto às transmissões de jogos é aí que não concordo de modo algum com o Dário, porque os números não mentem. Compare-se o número de transmissões que o Basquetebol, Hóquei e Voleibol tiveram (e bem, acrescento eu) e com as de futebol e vamos verificar que as outras modalidades ficaram a ganhar.
O que existe é um enorme exagero nos minutos concedidos ao Santa Clara nos programas e espaços noticiários (jornais, televisões e rádios).
Mas infelizmente este tipo de jornalismo é igual ao que se passa em tudo na nossa sociedade, onde se vai sempre pelo mais fácil e menos trabalhoso, ou seja, é mais fácil falar do Santa Clara do que procurar notícias de outras modalidades.
Quanto à questão dos privados que o anónimo levanta não tenha dúvidas que se o Governo Regional retirar o seu apoio ao desporto e cultura na Região tudo isto desaparece e não é por falta de se procurar patrocínios e apoios.
Basta tentar e vai ver as respostas que vai ter.

 
At 10:48 da tarde, Blogger Mic Mic said...

Esta semana o Dário está muito inspirado para comentar! E muito bem, diga-se desde já!
Quanto a outros comentários, não posso deixar de discordar com SPN pois penso que este calculou o total de transmissões directas de todas as outras modalidades e comparou com o total das transmissões do Santa Clara!
Eu até nem digo que não se transmitisse mais futebol, mas porque não transmitir alguns dos derbies empolgantes que têm decorrido na II.ª Divisão B ou mesmo um jogo ou outro da Série Açores!? Futebol não é só Santa Clara!
E quanto à crítica sobre os apoios do Governo Regional, é triste! Caso tal acontecesse, o retirar apoios ao desporto regional, veria muito mais dificuldades para as residênciais, hoteis, rent-a-cars e principalmente a Sata a declarar falência pois não há movimentação de população que sustente os investimentos já realizados por estes e aí sim, seria o descalabro total na economia regional!
O Objectivo do Governo Regional não deve ser ter lucro, mas sim, movimentar as pessoas, afastando-as dos problemas de saúde através do desporto e cultura... e muito mais haveria a dizer sobre isto, né?
P.S.- a ver, provavelmente que a pessoa mais facciosa e com comentários mais facciosos seria a pessoa que pôs esta questão à baila neste "post".
P.S.2- E quanto ao ser faccioso, que fique claro! Hoje senti vergonha em ser benfiquista. Hoje conquistamos um resultado contruido por outros que não a equipa do glorioso! Tenham dó!

 
At 1:32 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Exactamente Mic-Mic.
Focaste aí um aspecto muito importante que é o contributo que o desporto dá para a Sociedade, neste caso açoreana.
No aspecto económico é perfeitamente indiscutível a importância que temos para a economia de cada localidade, concelho ou ilha. A movimentação de pessoas origina ganhos para muitos negócios. Lembro-me sempre de um exemplo que o Presidente da AVSM dá: Quando o Santa Clara estava na 1ª Liga as senhores dos bolos lêvedos estavam sempre muito preocupadas em saber quando era o próximo jogo em casa, porque o consumo dos seus produtos aumentava exponencialmente.
No aspecto social o desporto presta um serviço público, não só em termos de saúde, retirando muitos e muitos jovens de comportamentos prejudiciais (só a saúde dos dirigentes é que fica abalada - LOL), como em termos de entretenimento (desta vez não me enganei - LOL), porque não deixa sempre de ser um espectáculo (se de boa ou má qualidade, isto já não discuto) e um meio de ocupação dos tempos livres.
No aspecto educacional, nunca devemos esquecer que (num desporto colectivo) aprendemos a viver e trabalhar em grupo em função de um objectivo comum, não podendo escolher quem está ao nosso lado, nem com quem nos relacionar.
E por último no aspecto cultural, pois eu por exemplo conheci outras ilhas dos Açores e Madera e outras paragens do continente devido às deslocações em que tive a felicidade de participar, bem como desenvolvi o meu inglês pelo convívio e negociação com estrangeiros.
Por tudo isto considero o desporto fundamental na vida das pessoas e de uma sociedade e só tenho pena é que não se dê a devida importância a tudo o que de bom esta actividade nos proporciona.
Por isto reitero que seria muito importante abordar na comunicação social o desporto de uma outra maneira.

 
At 9:15 da manhã, Blogger RCBC said...

Sr. Mic Mic compreendo que esteja afectado psicologicamente por ter empatado com o último classificado da liga com 1 penaltie aos 90 minutos por isso o seu comentário quanto aos facciosismos não é de admirar...

PS:Seria bom consultar um dicionário de língua portuguesa e ver o significado da palavra "faccioso"!!!é porque senão corremos o risco de utilizar palavras em relação às quais não sabemos o significado só para ofender os outros que não defendem as nossas cores clubísticas!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 1:37 da tarde, Blogger Mic Mic said...

Faccioso - do Lat. factiosu
adj.,
sectário apaixonado de uma facção;
perturbador da ordem, sedicioso;
por ext. dominado pela paixão partidária;
parcial.
Muitas vezes passei à frente aos seus comentários porque são facciosos! Como já foi dito aqui, quando é a meu favor está tudo bem, quando não é, "cambada de ladrões...
Já lhe devem ter ensinado que para atravessar a estrada, é preciso olhar para os dois lados...
Eu fui o primeiro a aqui dizer que senti vergonha de ser benfiquista ontem, pois fomos claramente favorecidos. É pena, que noutras alturas, não foi admitido o mesmo quando a côr favorecida era o azul!
Saudações Desportivas

 
At 1:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Depois de consultar o dicionário eis o significado da palavra faccioso:

faccioso: adj. Que tem paixão partidária; sectário; apaixonado; sedicioso; parcial

 
At 2:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

.

 
At 2:38 da tarde, Blogger RCBC said...

Sr. Mic-Mic, acho fantástico que você mesmo sem ler os meus comentários saiba que eles são facciosos...isto é ser preconceituoso, ou seja, ter pensamentos pré-definidos...
Todavia, aceito perfeitamente que você me considere faccioso e parcial apesar de referir isso em abstracto e não dar nenhum exemplo em concreto do meu facciosismo em algum post...
Até porque por várias vezes eu já critiquei o meu clube em algumas das análises que aqui faço mas como você "passa à frente dos meus comentários" nem sequer dá conta disso...
Como se dizia no antigo regime "Quem não é do Benfica não é bom chefe de família..."
Transpondo para a ideia do Sr. Mic Mic "Quem não é do Benfica é faccioso e parcial..."

 
At 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Santa Clara, esse clube que arrasta multidões... Os jogos transmitidos geralmente ao Sábado á noite desse colosso (made by governo regional) não são vistos por mais de 500 pessoas, e aposto que 300 dessas apenas estão a ver porque estam desesperados à espera que dê o Fala Quem Sabe.
Há por aqui jogos do regional que suscitam mais interesse que os do Santa Clara.

 
At 11:04 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ora nem mais.
Agora imagina os jogos da 2ª B, dos Regionais e dos Campeonatos de Ilha?

 

Enviar um comentário

<< Home