sábado, abril 07, 2007

SERÁ QUE OS PORTUGUESES GOSTAM DE DESPORTO?

Apoiar quando se atingem os resultados não é gostar da equipa.
Gostar de uma equipa foi o que eu vi num célebre Portugal x Irlanda com 120.000 mil pessoas no antigo Estádio da Luz, onde apesar da nossa Selecção estar a ganhar por 3-0 os adeptos da equipa adversária não se cansavam de cantar e vibrar com o pouco que a sua equipa estava a fazer.
Adeptos como os que vemos em Portugal, pouco interesse têm, porque não têm a paixão.
Esta paixão é que permite que as verbas de merchandising sejam elevadas, porque o adepto compra todos os artefactos que o possam ligar ao seu clube.
Em Portugal só apoiamos quando a nossa equipa está a ganhar.
E queremos que a nossa equipa seja a melhor do mundo, mesmo não contribuindo nem com um cêntimo para ela.
Criticamos, chingamos, achincalhamos, mas no fim se o resultado for bom afinal já cantamos e festejamos como se nada fosse.
Esta época com a Fonte do Bastardo foi assim.
Chamaram-lhes de tudo e no fim afinal até ficaram no mesmo grande lugar que tinham ficado na época anterior, só que as marcas, que esta época deixou nas pessoas que estiveram a dar no duro para a equipa atingir o objectivo e só ouviram bocas e sentiram a antipatia na pele, custam a sarar, apesar de toda a alegria que agora sentem e de não deixarem transparecer a tristeza que se sente quando só vemos critica barata e sem sentimento, descrédito e desinteresse ou afastamento quando o que se precisa é de uma palavra amiga ou de apoio.
Uns dirão que o desporto é assim mesmo.
A estes eu digo que não é não senhor.
Ou somos sempre ou não somos.
É uma questão de valores e educação.

Etiquetas: , ,