terça-feira, maio 15, 2007

Até ao fim…

Talvez inserido numa estratégia de fazer sofrer os adeptos portistas, o jogo deste fim-de-semana em Paços de Ferreira resultou num grande, num enorme susto para todos os portistas! Não fosse o golo de Adriano, com muita sorte à mistura, e o FC Porto perderia mesmo a liderança da liga portuguesa, 29 jornadas depois!
É verdade que em Paços de Ferreira só o Belenenses tinha ganho… é verdade que o Paços necessitava dos 3 pontos para garantir uma histórica presença na Taça UEFA… é verdade que a Mata Real é uma campo cada vez mais difícil... tudo isto é verdade e, se calhar, atenua um pouco este grande susto mas… há que reflectir sobre a pobre exibição do FC Porto na 1ª parte… há que reflectir sobre as palavras de Quaresma no final do jogo: “Temos de mudar a nossa atitude!”… há que reflectir sobre as palavras de Jesualdo: “É fácil perceber o porquê de tantos percalços durante esta 2ª volta!”.
Aliás, ocorreram-me logo algumas possíveis razões de tais percalços. Todavia, logo percebi que eram razões demasiado demagógicas e falaciosas, senão vejamos:
1 – Podemos dizer que o FC Porto foi assolado por algumas lesões e impedimentos de jogadores importantes… Pois, mas Benfica e Sporting também foram…
2 – Podemos dizer que a quebra do FC Porto se deveu à enorme paragem natalícia… Pois, mas foi o próprio Jesualdo a dizer que a paragem seria benéfica…
3 - Podemos referir o argumento mais utilizado pelos nossos adversários quando não conseguem atingir os seus objectivos: as arbitragens! Não, eu não aceito que se atrevam a dizer que o FCP está na situação em que está (necessita ganhar um super-aflito Aves!) por causa dos senhores do apito! Se esta é uma situação que tanto critico, não posso agora recorrer aos árbitros para explicar alguns dos pontos perdidos pelo meu clube (mesmo nos jogos em que houve razões de queixa!)!!!!!
Obviamente, eu acredito que só uma catástrofe irá retirar o título ao Dragão mas também acho que os responsáveis pelo futebol portista (SAD, Pinto da Costa, …) têm que analisar com grande seriedade e detalhe tudo aquilo que aconteceu esta época…
Não é positivo mudar de treinador de 2 em 2 anos… vejamos os exemplos dos maiores clubes do mundo: deixam os treinadores desenvolver o seu trabalho por vários anos e não apenas num ou dois anos como acontece em Portugal. Do meu ponto de vista, há que fazer uma aposta num treinador de futuro e… muito sinceramente, Jesualdo por melhor metodologia de treino que tenha ou por maior conhecimento futebolístico que possua, não me parece um treinador de futuro…
Em suma, espero que a alegria instalada pela mais que provável vitória no campeonato não impeça uma análise fria, séria e correcta de tudo aquilo que aconteceu na presente época! É claro, desta mesma análise tem de resultar a decisão mais correcta e adequada ao futuro do clube… para que possamos continuar, natural e tranquilamente, a festejar títulos por muitos e muitos anos…

PS1: Não obstante o tom crítico do meu post, acho que a altura é, sobretudo, de apoiar e incentivar a equipa para que esmaguemos o Aves no Domingo e, possamos festejar mais um título nacional!!!!!

PS2: Curioso o facto de hoje na capa do jornal “O Jogo” virem alguns ilustres portistas dizer de sua justiça em relação àquilo que se passou na 2ª volta portista… e muito curiosos alguns dos argumentos utilizados… enfim, cada um com a sua opinião…

9 Comments:

At 3:56 da tarde, Blogger M.C said...

Podes crer pah, foram setenta e tal minutos com a corda no pescoço!!!!

 
At 5:47 da tarde, Blogger RCBC said...

Domingo com o Aves, a atitude tem de, necessariamente, ser outra...
De qualquer forma acredito que, mais uma vez, o normal irá acontecer:FCP CAMPEÃO NACIONAL 06-07...depois da vitória, há que fazer uma reflexão séria, muito séria de tudo aquilo que aconteceu esta época...
Para mim, era agradecer ao Jesualdo e mandá-lo gozar a reforma para outro lado...Se não ganharmos o campeonato, propunha escolta policial ao técnico e jogadores no fim do jogo...

 
At 10:06 da manhã, Blogger lucho said...

FAço aqui um convite a todos para que comentem no meu blog um post sobre o dia 21 de maio de 2003 (ganhamos a uefa) e q faz na 2ª feira 4 anos sobre essa data. Este Domingo dia 20 espero sentir as mesmas emoções.

 
At 11:55 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ó RCBC, se isto acontecer a escolta militar vai ser necessária para a quantidade de ambulâncias que vão levar adeptos portistas para o hospital. - LOL

 
At 3:35 da tarde, Blogger Unknown said...

Bem, pelas informções que recebi ontem, daqui a pouco, quando chegar ao Porto, vou desenbolsar 25 euros para ter direito a essa raridade que é um bilhete para o Porto-Desp. Aves... Segundo parece vou para a bancada dos Super-Dragões - que experiencia de vida que isto vai ser...
Espero que as informações recebidas se confirmem (só acredito quando tiver o papelinho na mão) e se assim for lá estarei a gritar pelo meu Porto, na esperança de sermos campeões... BAMOS LÁ, CARAGO!!!!

 
At 4:15 da tarde, Blogger RCBC said...

Vais para a bancada dos Super Dragões?!?!?! Excelente, não podias ir para melhor sítio senão a bancada dos Super Dragões...
É, de facto, um cenário de sonho ir assistir ao jogo que nos vai dar o bi-campeonato...e ver estrelas como Quaresma e Anderson...desfruta o máximo que puderes essa grande oportunidade de festejares "in loco" um título do nosso clube!!!!

 
At 5:40 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Eu acho que na bancada dos Super Dragões ele vai ter mais é que festejar o facto de sair de lá inteiro. - LOL

 
At 1:31 da tarde, Blogger Unknown said...

E depois dos naturais beijos e abraços de quem me foi buscar ao aeroporto do Porto, a primeira coisa que recebi foi o tal papelinho que me dará a oportunidade de ver Andersson e Quaresma... Só espero que no final eu ache que 25 euros foi pouco para o que eu assisti... É já daqui a algumas horas, até já!!!

 
At 5:40 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

E algumas horas depois ele ainda não deu sinais, não se sabe se por não ter sobrevivido aos Super Dragões, se ao susto das Aves, se aos vapores dos festejos.

 

Enviar um comentário

<< Home