quarta-feira, maio 30, 2007

Obrigado, Campeão!!!!!

Como adepto ferrenho do FC Porto, há um conjunto de jogadores que passaram no clube azul e branco que me marcaram profundamente, não só pela qualidade demonstrada dentro de campo como também pela mística que conseguiram interiorizar, isto é, aqueles jogadores a quem se pode chamar “jogadores à Porto”, os que nunca viram a cara à luta e nunca deitam a toalha ao chão, lutando contra tudo e todos (comunicação social à cabeça) sempre em prol do GRANDE FC PORTO!!!! Poderia enumerar uma lista de jogadores que muito me marcaram, exactamente, por terem todas estas características que acima enunciei… poderia falar em nomes como Deco, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, João Pinto, Aloísio, e muitos outros (não o faço por razões de espaço!)…
Todavia, há, de facto, um jogador que me marcou profundamente ao longo de toda a sua carreira!!! De todos os jogadores que passaram no FC Porto, Vítor Baía constitui-se como o meu maior ídolo! Um jogador e um homem com todas as características de um GRANDE VENCEDOR… Neste país de invejosos e pessoas que, constantemente, desejam o mal dos outros (principalmente dos mais inteligentes ou dos mais capacitados para exercer a sua actividade!), Baía conseguiu, ao longo de toda a sua carreira, calar uma por uma, todas as bocas que muito se abriram para criticar, enxovalhar ou diminuir o mérito de um jogador que aos 19 anos já era titular indiscutível da selecção nacional!
O argumento mais utilizado e mais estúpido que eu sempre ouvia acerca da grande qualidade do guarda-redes português era o seguinte: “Pois, pois, o Baía é o que é por causa da grande defesa que o FC Porto tem… Ele tem pouco mérito!!!”. Acreditem que este argumento era utilizado até à exaustão para explicar o sucesso, as vitórias e os prémios individuais que o nº1 portista ia acumulando! De tão estúpido que é, nem sequer me vou dar ao luxo de contrapor o dito argumento… há coisas tão óbvias que nem sequer merecem uma explicação…
Aliás, há uma coisa de que eu nunca me esqueço… Certo dia, confrontado com uma pergunta acerca de Baía (então guarda-redes do Barcelona), o conceituado técnico argentino Jorge Valdano respondeu da seguinte forma: “Até a sofrer golos, Baía tem classe!”
Sim, eu concordo inteiramente… Em termos de classe, postura e categoria a defender uma baliza, Vítor Baía foi único! Não acredito que vá ver nos próximos 30 ou 40 anos, um guarda-redes com a categoria e estilo (não qualidade, obviamente!) de Vítor Baía!
Para mim, de todos os guarda-redes que vi actuar por esse mundo fora, Vítor Baía inclui-se na lista dos 10 melhores de sempre… Schemeichel, Buffon, Preud´Homme, Casillas ou Kahn também me marcaram profundamente pela sua agilidade e coragem… num estilo diferente do de Baía, mas, obviamente, para mim também foram grandes guarda-redes…
Não posso deixar de terminar com um agradecimento àquele que eu considero não só um grande DESPORTISTA mas também um grande HOMEM: OBRIGADO BAÍA!!!!!!!!!!!!!

1 Comments:

At 10:22 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Goste-se ou não, Vitor Baia marcou todo um período.
Uma prova da sua inteligência está no momento e forma em que escolhe para sair.
Percebeu que o seu lugar já tinha dono, mas conseguiu sair com mais um título, apesar de só ter jogado um pouco.
Pela 1ª vez em muitos anos, uma equipa portuguesa vai permitir uma despedida em grande de um dos seus símbolos, aquilo que em, outras ocasiões os próprios e outros não conseguiram fazer. Lembro-me assim rapidamente de alguns exemplos: Veloso (Benfica), Pedro Barbosa (Sporting) e Jorge Costa (FC Porto).
Parabéns Baía, mas contudo tenho que confessar uma coisa, para mim o guarda-redes que mais me encheu as marcas foi Michel Preud-Homme.

 

Enviar um comentário

<< Home