quinta-feira, janeiro 26, 2006

O futebol fede

O futebol português teima em não avançar e aproximar-se das melhores ligas europeias.
Como se já não bastasse o futebol muitas vezes deprimente dentro do campo, os dirigentes fazem vir ao de cima a sua má formação, toda a sua arrogância e baixo nível.
Uns andam há quase 30 anos em regime ditatorial, alimentando ódios de morte que são seguidos pelos adeptos, qual seita fanática, e não suportam que outros cheirem sequer uma vitória, outros participaram no regime podre mas mudaram de ares e também querem fazer valer a sua verborreia entrando em guerrilhas degradantes.
Face a esse cenário, qualquer tipo de dignidade e verdade desportiva é alvo de chacota.
Já não há paciência para tanta falta de inteligência... Valha-nos a liga do Mourinho (que as histórias do Eriksson são bem mais interessantes!) e a liga de honra...

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Deslumbramento

A fama e as luzes da ribalta são de facto tentadoras e provocam bastas vezes um deslumbramento descomunal que só demonstra uma pequenez atroz e uma falta de ambição imensa.
Enquanto uns clubes andam no mais alto nível há algum tempo, outros há que se deslumbram ao chegarem à alta competição e aos grandes palcos.
Uns guardam na memória momentos históricos com imensas vitórias, participações excelentes em competições europeias, outros ganham um derby e logo ganham o mundo gravando festivamente logo em dvd o jogo para mais tarde recordar aquilo que de facto representa, apenas uma vitória num jogo nada mais... Porque será?

O azar de Pavão

Para quem acompanha de perto e sofre com o Clube Desportivo Santa Clara, nunca esteve ou estará em causa o amor de PP ao clube. A longa ligação ao clube ajuda a perceber isso, mesmo havendo pelo meio eleições mais ou menos claras, mais ou menos ganhas.
O que de facto existe é, vamos assim acreditar, um grande "azar", ora repare-se; o presidente do clube pouco fala e quando o faz é sempre a destempo e nem sempre da forma correcta.
O último "apelo/ultimato" antes do jogo com a Ovarense, assenta em princípios correctos e com noção da realidade, mas erra claramente em pontos fulcrais:
1- O discurso vindo a público, forçosamente devia ter sido transmitido em primeira mão no interior do clube, não à comunicação social.
2- Só à 18ª jornada o presidente do clube viu que com a actual atitude da equipa, a subida é pura ilusão?
3- É na véspera de um jogo importante que o discurso é feito, quando o contacto diário com a equipa técnica tem sido nulo nos últimos tempos? (lembram-se do que disse José Mota aquando da saída?)
A boa vontade pode lá estar de facto, isso ninguém duvida, mas que na realidade desde 1998 estes "azares" repetem-se de uma forma intensa é evidente e infelizmente nem sempre com benefício para o clube.

domingo, janeiro 22, 2006

RETIRAR AS EMOÇÕES DO DESPORTO

Na revista 10 do record desta semana, em 2 momentos diferentes, mas sobre o mesmo assunto (Beto de saída do Sporting), duas pessoas apresentaram a mesma ideia: "os clubes, perante a realidade actual, devem ser geridos com...poucas emoções".
Quer Luís Milhano, quer José Mourinho têm muita razão no que dizem, contudo todo o cuidado é pouco, porque nos tempos que correm se os adeptos seguirem este princípio o futebol deixa de existir.
É que se um adepto olhar para a sua realidade (estou a falar em Portugal) e for racional, vai ver que está a pagar um valor muito elevado por um pseudo espectáculo de péssima qualidade.
Assim, têm os clubes que ter um pouco de atenção, porque o desporto só é belo se deixarem lugar a alguma irracionalidade que está associada à imprevisibilidade.
Só isto e mais nada é que faz levantar os estádios, porque só isto é que dá liberdade à criatividade e à imaginação.
Mas se querem passamos todos a ser racionais e aí não há desporto que resista em Portugal.
E nem vou falar nos Açores...

SPORTING: JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL

In Abola
"«Arbitragem miserável» (Filipe Soares Franco)
Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, não poupou críticas ao árbitro Rui Costa, no final da partida com o Marítimo, em Alvalade (1-1).
«Tivemos uma arbitragem muito má, diria mesmo miserável, que prejudicou grandemente o Sporting. Isto não pode acontecer no futebol português. Árbitros como este não podem apitar jogos do Sporting. Faltas por assinalar, faltas assinaladas, lances interrompidos sem a menor justificação, critérios dúbios... Esta arbitragem foi inqualificável» O presidente do Sporting promete que vai dar a «sequência normal» a estas queixas."
Eu não vi o jogo todo e o homem até pode ter razão, mas é inadmissível que este senhor venha a público dizer o que disse tentando justificar o injustificável, quando:
O SPORTING PERDEU PONTOS PORQUE O LIEDSON NÃO QUIS MARCAR UM GOLO DE BALIZA ABERTA AOS 88', RECOLHENDO O PÉ QUANDO ÍA REMATAR.
E isto ninguém mo contou. Eu vi.
Esta é a grande e única verdade deste jogo.
Se alguém roubou o Sporting, este alguém chama-se Liedson, que supostamente é o seu jogador nº 31.
E isto devia o Sr Filipe Soares Franco ter dito.
Primeiro assume-se os erros próprios e só depois se atacam os outros.
A não ser que se queira desviar as atenções...
Futebol?
Futebolzinho.
Liga?
Conjunto de marretas a dar pontapés uns nos outros e de patos bravos a pavonear-se à comunicação social.
Proibir a Betandwin de patrocinar a Liga?
Agradecer de joelhos o facto deles serem cegos e ainda estarem cá.

sábado, janeiro 21, 2006

E DEPOIS QUEREM QUE O FUTEBOL SEJA UM SECTOR ECONÓMICO?

"Verdade desportiva ao jantar
O clube que diz defender a verdade desportiva, de facto, não parece querer parar de nos surpreender. Como se não bastassem os esquemas e as contratações pouco éticas, agora exibe todo o seu descaramento ao sentar-se à mesma mesa para jantar com um influente ex-árbitro assistente.
O director-geral do Benfica, José Veiga, esteve ontem a jantar com Devesa Neto no restaurante O Sapo, em Penafiel. À mesma mesa, sem pruridos, reforçando o despudor dos últimos tempos.
O dirigente abandonou o estágio que a sua equipa está a realizar para o compromisso com o Gil Vicente para participar num repasto que, seguramente, não deve ter servido para conversar em exclusivo sobre da qualidade das iguarias. O Benfica, profissão de um e paixão do outro, terá dado para falar de muitos outros temas."
O que está acima transcrito foi publicado no site do Futebol Clube do Porto e é vergonhoso, porque não acrescenta nada de novo ao futebol e ainda por cima enferma de um erro: NÃO DIZ QUE PINTO DA COSTA JANTOU NO DIA ANTERIOR NA MESMA SITUAÇÃO COM UMA PESSOA COM QUEM PASSOU A PASSAGEM DE ANO EM MARRAQUEXE.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

PUBLICIDADE? ASSIM NÃO VÃO VENDER MUITO...

segunda-feira, janeiro 16, 2006

DESPORTO E COMUNICAÇÃO SOCIAL DESPORTIVA

É incrível o número de jornais, revistas, programas telivisivos e radiofónicos que existem sobre futebol.
Como sabemos todos eles vivem e sobrevivem praticamente à custa dos 3 (supostamente) grandes do futebol português.
Então se é assim, porque raio estão sempre a falar mal deles e a desacreditar o fenómeno que vos dá o pão para a boca?
Não se compreende.
Só falam de polémicas, erros e roubos, escândalos e esquemas.
Sejam espertos.
Não pensem só no curto prazo (números de exemplares vendidos), pensem no médio e longo prazo (não fecharem as portas).
Um exemplo é o jornal O Jogo, que era especializado em outras modalidades que não o futebol, sendo assim o primeiro para muita gente, mas preferiu aderir ao mais do mesmo e agora é o terceiro do futebol.
E depois ainda devem pensar que é tudo tolo.
Toda a gente já percebeu que quando estamos numa maré baixa de notícias verdadeiras, vocês inventam 50 mil reforços para estes e para aqueles.
Basta ver o ainda quente caso com Sven Goran Erickson e o jornalista disfarçado de Ricalhaço Árabe.
Tenham Visão!!!

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Antigos Alunos - Fonte do Bastardo

Não percam o jogo contra a Fonte de Bastardo, bora lá apoiar os Antigos Alunos, no próximo sábdo dia 14 às 16 horas.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Futebol

Na 1ª o Porto e o Benfica, o Sporting amarrou em Braga, ou seja, nada de novo.

O Stª. Clara voltou aos resultados ditos normais.... perdeu.

Alguns clubes começaram a dar sinal de falta de saúde financeira. O dinheiro não chega para todos os clubes que querem ser profissionais.

AAA - AE

Parabéns Antigos Alunos, a vitória sempre acabou por chegar, esperemos que este jogo não seja a excepção.