quarta-feira, novembro 29, 2006

Exageros…

Muito se tem falado na última semana do “exagero”, segundo dizem alguns críticos, dos festejos de Luís Figo aquando do golo marcado pelo Inter de Milão ao Sporting, o seu clube de coração.
Ora bem, se é verdade que, se calhar, Figo exagerou nos festejos, além do facto de estar no banco de suplentes, também não deixa de ser verdade que a crucificação por parte de alguma imprensa à atitude do melhor jogador de SEMPRE do futebol português (em minha opinião) é totalmente desadequada e injusta. Figo é, antes de ser sportinguista, profissional do Inter de Milão, o clube que, aliás, lhe “engorda” a conta bancária (com muitos milhares de euros…) todos os meses…será assim tão difícil compreender a satisfação do jogador português pela marcação de um golo, por sinal, extremamente importante, um golo que valeu a passagem dos milaneses aos oitavos-de-final da mais importante e “milionária” competição entre clubes?!?
Se calhar, o que os críticos realmente queriam era que Figo desatasse a chorar compulsivamente com o golo marcado, como sinal de “pena” pelo seu clube do coração…Não sejam RÍDICULOS!!!! A frieza e calculismo com que Figo geriu toda a sua carreira foram determinantes para o seu sucesso internacional. Como prova disso está, aliás, o facto de mesmo com 33/34 anos, Figo estar num clube de elite mundial…

quinta-feira, novembro 23, 2006

Brilhante!

A palavra que dá título a este texto é uma das várias que poderiam classificar a exibição do FCP frente ao CSKA.
O importante resultado obtido na Rússia e a fantástica exibição do conjunto azul e branco são ainda mais valorizadas pela grande qualidade do adversário que os portugueses defrontaram. Uma equipa que em 04/05 venceu a taça Uefa, acabara de se tornar campeã do seu país e ainda não tinha sofrido qualquer golo nesta competição (tendo mesmo ganho ao poderoso Arsenal!) obviamente, não seria fácil de bater. Contudo, a categoria dos jogadores do FCP não deixou dúvidas quanto ao merecimento da vitória do conjunto português. Tal como Jesualdo Ferreira disse, este Porto fez, por momentos, lembrar o “GRANDE PORTO” de Mourinho!
Dito isto, não poderei deixar de dizer que, independentemente deste resultado, o FCP ainda não está apurado. Há que manter os pés bem assentes no chão e ter os níveis de concentração ao mais alto nível para, pelo menos, pontuar frente ao Arsenal. Não é de espantar uma equipa com a qualidade (e o orçamento…) do Arsenal aspirar vencer em qualquer campo, incluindo o do Dragão! De qualquer modo, acredito que passando esta primeira fase, o FCP é um sério candidato ao título europeu, provando que a campanha europeia do ano transacto, mais não foi do que um acidente de percurso de uma das equipas da Europa que mais participações tem na Liga milionária!

JOGOS DOS PSEUDO CHAMPIONS

Um já está.

O outro está quase.

E o terceiro (o primeiro?) ainda pode estar quase.

É a especialidade do nosso excelente futebol interno.

Mas que se lixe, porque tb o que nos interessa é dar prime time do nosso tempo e dinheiro a um palhaço como José Veiga e a nova novela Ou o Sporting diz ou eu vou ter de contar tudo o que sei.

E de um momento para o outro Veiga que não tinha nada e era inocente, passa a afirmar publicamente que até já sabe alguma coisa e que não vai ao fundo sozinho.

Triste desporto o nosso...

Triste comunicação social a nossa...

Então pela lógica matemática:

Se o nosso desporto é triste

E

Se é triste a nossa comunicação social

Então

Será que o nosso desporto é a nossa comunicação social?

Desculpem, Devo estar a delirar!!!

segunda-feira, novembro 20, 2006

MAIS UMA SANTA CLARA

Pois é verdade.

Mais uma vitória, em casa, e um salto classificativo enorme, aparecendo o nome desta equipa agora num confortável 3 lugar.

Continuem com os pés bem assentes no chão e não entrem em antigos desvarios.

Com estas vitórias domingo a domingo, o 1º objectivo (manutenção) fica cada vez mais perto.

O resto logo se vê...

ALGUÉM VIU UNS RAPAZINHOS A CORRER POR AQUI?

Luís Filipe Vieira disse «Vi alguns rapazinhos a correr» depois de mais um jogo perdido com 3 golos sofridos.

A minha única dúvida é se ele só agora é que ele percebeu isto!

Foi pena à 3 anos atrás não ter percebido que ganhou um campeonato porque os outros eram muitos maus e não porque os nossos jogadores serem muito bons.

Continuam a apostar em jogadores medianos e sem carácter e ainda por cima juntaram-lhe um treinador sem pulso.

A partir daí, podem mandar os recados que quiserem que o resto sõa conversas.

domingo, novembro 19, 2006

O clube dos recordes…

Numa semana em que o país recebeu a magnífica notícia de que um clube português (o tal dos 6 milhões de adeptos…) entrou para o guiness com o fantástico número de 160.000 sócios, a comunicação social concentrou-se (quase…) exclusivamente em duas notícias curiosamente relacionadas com o tal clube que dizem vender mais jornais e dar mais audiências: essas notícias foram, obviamente, o tal “recorde” e as acusações de racismo por parte de Mantorras ao meu clube, o Futebol Clube do Porto!
Ora, todos nós sabemos que o racismo é um fenómeno global e transversal a quase tudo, seja futebol ou em qualquer outra actividade. Desse modo, tem que ser combatido e ultrapassado da forma mais clara e inequívoca possível! Disso ninguém tem dúvidas…
Agora, as declarações feitas por um jogador que pertence a um clube que tem contra si um grave caso de racismo ocorrido, até, numa prestigiante competição como a Liga dos Campeões (falo de Louis Saha…) é no mínimo curioso! Dito isto gostaria de levantar uma questão; sendo que a única vez, em Portugal, que me lembro de um clube (no caso o Marítimo!) ter sido punido por atitudes racistas por parte dos seus adeptos e exactamente num caso em que o envolvido foi o Sr. Mantorras, serão os Estádios dos Barreiros e do Dragão os únicos sítios neste país em que há gente com este tipo de atitudes?!! Parece-me evidente que não… já vi centenas de situações no futebol português em que adeptos de vários clubes (incluindo o meu!) insultam e provocam jogadores de cor negra pertencentes a vários clubes (não só o clube do pobre Mantorras…) e nunca, mas nunca, vi estes clubes serem punidos. Dá-me a sensação que nesta situação, como em muitas outras, as questões e punições só são levantadas quando está em causa o clube que tem mais sócios, que tem mais adeptos, que vende mais jornais, que dá mais audiências…
Já agora, e como estamos em maré de recordes do glorioso, gostaria também de ver a comunicação social enaltecer o último recorde conseguido pelo clube da luz: o clube da liga bwin que mais jogos perdeu com três golos sofridos…
Em conclusão, gostaria de dizer que cada vez me sinto mais satisfeito por simpatizar com um clube que tem muito menos do que 6 milhões de adeptos ou 160.000 sócios, vende poucos jornais ou é pouco atractivo em questões de marketing, mas que também, e verdade seja dita, RARAMENTE sofre três golos num único jogo!

PS: como resposta ao SPN, gostaria de dizer que mesmo elogiando a última convocatória do brasileiro Luís Felipe Scolari, mantenho a minha opinião de que o brasileiro é um péssimo treinador em termos tácticos, tem pouca visão de jogo e, geralmente, falha nas substituições que faz… é uma “encomenda” que teremos de suportar enquanto o Sr. Gilberto for o presidente…

sábado, novembro 18, 2006

SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL

Decidi responder aqui ao comentário do RCBC, porque não queria que ficassem com a impressão de que estou contra a convocatória que Scolari fez para o jogo do Cazaquistão.

Antes pelo contrário.

O que não pode acontecer é:

- a nossa táctica ser dar a bola ao Cristiano Ronaldo e esperar que ele resolva fazer um sprint com fintas maravilhosas e marcar golo;

- apostar um jogo inteiro num ponta de lança que de ponta tem muito pouco e de golos nem cheirá-los (atenção que eu até sou benfica), expondo-o ao ridículo de ser o único jogador a jogar em casa e ser assobiado;

- queimar uma substituição infantilmente, pois não se percebeu se o Tonel afinal estava bom ou não, e não estando porquê por um defesa central?

- andar constantemente a mandar bocas e recados a dirigentes e treinadores, especialmente se eles estão a proteger os seus volumosos investimentos, porque eles é que pagam os salários dos jogodadores e não as federações.

- ter medo de uma Bélgica, de uma Filândia, de uma Polónia, quando fomos os 4º melhores do mundo.

Isto é que está mal.

Agora que:

- o Raul Meireles e o Tonel foram uns senhores, isto é inegável;

- o Quaresma mostrou muito individualismo e egoísmo, é uma grande verdade. Ele até parecia que queria provar alguma coisa a alguém, o que não o tem de fazer;

- quando o Quaresma não era individualista, não tinha a quem passar a bola, porque o Gomes não se mexia, isto é outra verdade;

Enfim, acho que o problema do futebol é que está a esquecer que tem de ser uma combinação de 2 factores:

ESPECTÁCULO + RESULTADOS

E como tudo, não pode viver só de um dos lados da balança.

Mas com Scolari só existe um:

O dos resultados, que é pelo qual lhe pagam, infelizmente acrescento eu.

quinta-feira, novembro 16, 2006

POR FAVOR, FAÇAM-ME ACREDITAR QUE NÃO SOMOS OS 4º MELHORES DO MUNDO SÓ POR SORTE

Será que é pedir demais?

É que o que eu tenho visto até agora nos jogos de qualificação de Portugal não me tem deixado acreditar.

Nem mesmo dar 3-0 num quistão qualquer...

TREINADOR DO FUTEBOL INGLÊS NÃO QUER MULHERES ÁRBITRAS

Ai se fosse o Mourinho a dizer ISTO lá...

quarta-feira, novembro 15, 2006

JOSÉ VEIGA: A DEMISSÃO

Muito mal andará o Benfica se houver alguma crise ou sequer for afectado por problemas pessoais do Sr. José Veiga.

Por isto dá-me vontade de rir o TEATRO do homem.

Sr. Veiga quando se mistura tudo, só pode acontecer isto.

Quem se tenta aproveitar da visibilidade do Benfica para se promover ou ganhar "suposta" imunidade, corre sempre um enorme risco de lhe acontecer o contrário.

Faz lembrar aqueles que estão sempre a tentar aparecer nas revistas e nas fotografias, até que um papparazzi tira "aquela" foto comprometedora ou um jornal sensionalista descobre "aquele" podre, e aí os jornalistas já são todos um impecilho.

Por favor, não faça dramas e seja homenzinho.

Se tem provas vá para o sítio certo e apresente-as.

Temos de uma vez por todas de parar com os folclores da justiça, porque somos os primeiros a descredibilizá-la.

CHICOTADA NO ANDEBOL DO SPORTING DA HORTA

Ontem li (sim no rodapé) no telejornal da nossa RTP-A que o treinador da equipa de andebol do Sporting da Horta já não está em funções devido aos resultados.

Sinceramente deu-me vontade de rir.

Então o homem nos últimos anos pôs aquela equipa onde nunca ninguém tinha conseguido, conseguindo inclusivamente chegar à final de uma competição europeia e agora devido aos resultados já não serve?

Sinceramente dá-me vontade de rir quando penso em Sir Fergunson e no seu Manchester que independentemente de altos e baixos está com o treinador à 20 anos.

Será que o problema foi o senhor Dolgov ou a decisão de passar para a Liga?

Não será que esta passagem da Elite para a Liga foi mal "orçamentada" e preparada financeiramente com reflexos nas contratações?

Será que o timing de anúncio dos apoios não é muito desfasado em relação ao momento em que as equipas têm que tomar as decisões sérias?

Será que as equipas não são empurradas por pseudo-apoiantes que depois não se "chegam à frente" na altura certa?

Já perceberam que para estar no mais alto nível (E SIM A LIGA É QUE É O MAIS ALTO NÍVEL DO ANDEBOL E NÃO A DIVISÃO DE ELITE CONFORME DURANTE ANOS ALGUÉM QUIS ENCHER OS OLHOS DOS AÇORIANOS) é preciso apoio financeiro a sério?

Por isto, deu-me vontade de rir.

Rir para não chorar, pelo caminho que o desporto nos Açores está a levar...

quarta-feira, novembro 08, 2006

INGLATERRA, QUE DIFERENÇA!!!

Leiam só isto e vejam só a diferença.
Por isto é que os outros são grandes e nós somos ... o que somos.
O dirigente dos árbitros de Inglaterra em vez de fazer de virgem ofendida com as declarações de Mourinho, simplesmente convidou-o para falar com ele numa reunião.
Que diferença...

segunda-feira, novembro 06, 2006

APOIO AGRÍCOLA, PIOR A EMENDA DO QUE O SONETO

Li com atenção as considerações do Secretário da Agricultura acerca do apoio ao Lusitânia e fiquei ainda mais desconcertado com toda esta situação.

Vir alegar que houve um erro parece desculpa de mau pagador e até certo ponto que não deveria ter passado a verdade cá para fora.

Parece que não perceberam o porquê de todas as vozes que se levantaram.

Para mim:

NÃO está em causa promover os produtos açorianos através de equipas desportivas.

NÃO está em causa ser o Lusitânia a equipa escolhida.

NÃO está em causa ser da Terceira e não ser de São Miguel.

O que está em causa é não terem utilizado a enorme máquina de propaganda que gerem para ANUNCIAR:

- Que iam fazer a experiência de promover produtos açorianos através de entidades desportivas;

- Quais os moldes em que esta promoção terá que ser efectuada;

- Como irá ser realizada a avaliação dos resultados desta experiência, para depois ser ou não alargada a outras entidades;

E por fim:

- Quais os critérios que levaram a escolher o Lusitânia e o Basquetebol como entidade piloto desta experiência.

Este é que foi o maior pecado de toda esta situação, gerando todo o tipo de especulação e desconfiança.

Quando a informação é clara, transparente e sem nada a esconder, a constestação que tiver que existir, não será mais do que ssimples ruídos de entreter.

E mais foram vítimas do próprio monstro que criaram, ou seja, se para tudo e para nada aparecem conferências de imprensa e notícias, porque é que neste tipo de coisa tão importante para a promoção da nossa terra, tudo foi feito às escondidas e no escuro dos escritórios?

Simples, se calhar foi por causa do tal erro que não devia ter saído...

HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO FUTEBOL OU NÃO?

Lembrei-me disto a propósito desta notícia que li n' ABola Online.

Resumindo é muito simples:

- O Chelsea perdeu o jogo;

- Mourinho disse que não percebe porque foi marcada uma falta a Drogba 30 m depois da falta e só depois da bola entrar na baliza, sendo o golo anulado;

- Mourinho disse que não percebe a razão pela qual o seu jogador Terry (capitão de equipa) foi expulso numa jogada em que não há nada de extraordinário;

- Mourinho disse não perceber porque um jogador da equipa adversária não é expulso depois de dar uma cotovelada em Essien.

Mais uma vez a resposta de uma das entidades responsáveis pelo futebol, neste caso a Federação Inglesa, foi VAMOS CASTIGAR O HOMEM PELAS PALAVRAS QUE PROFERIU, mostrando que nesta actividade que se quer civilizada e económica não pode haver liberdade de expressão.

E acrescento eu, ainda para mais quando estamos a falar de um árbitro que num Mundial conseguiu aguentar um jogador em campo depois de lhe mostrar o 2º amarelo, só o expulsando após mostrar-lhe o 3º amarelo?

Sabem qual foi o castigo dele?

Nenhum.

A meu ver, e só a meu ver, as Entidades Responsáveis não deviam entrar nesta histeria colectiva de proibir falar, proibir festejar, proibir respirar...

Elas próprias têm o dever de proteger o futebol.

E proteger o futebol é:

- Avaliar quem tem razão no assunto;

- Punir quem errou, mesmo que tenha sido o árbitro.

Só assim é que o futebol é protegido.

Agora alegar que para proteger o futebol, quem foi prejudicado não pode dizer o que lhe vai na alma, é proteger a mediocridade, o erro, a incompetência.

E isto não é coisa do Século XXI...

quinta-feira, novembro 02, 2006

NOVAS CARAS, NOVOS PROJECTOS NO SANTA CLARA

É verdade.
Afinal quando os sócios quiseram mesmo, conseguiram, não é?
Tarefa hércula a que espera Cruz Marques, mas nada que já não saiba, pois esteve lá durante o último mandato.
Agora quero é ver o que vão fazer todos os que diziam à boca cheia que não apoiavam o Santa Clara porque o Luciano Melo estava lá (inclusivelmente no já famoso artigo d'A Bola).
Quero ver estes milhares de euros a entrarem, ou será que Cruz Marques agora vai perceber com que linhas é que se coze o desporto açoriano no que diz respeito a apoios financeiros?
Estamos aqui para ver.
Já agora um conselho, olhem mais para a frente do que para trás.
O Luciano já foi, não percam o vosso tempo todo preocupados com ele, preocupem-se com o Santa Clara.