Corisca Bancada
Esta é uma página para amantes do desporto, por isso o seu comentário é fundamental. Comente as nossas notícias, para que assim se gere um debate de ideias.
segunda-feira, outubro 27, 2008
sábado, outubro 25, 2008
NÃO HÁ OUTRO COMO MICHAEL JORDAN
Acedam ao You Tube.
Façam uma busca por Michael Jordan.
E deliciem-se.
Um pequeno cheirinho.
Etiquetas: BASQUETEBOL, ESPECTÁCULO
sexta-feira, outubro 24, 2008
Voleibol - Divisão A1 masculina
Este fim de semana:
Em S. Miguel, no Complexo Desportivo das Laranjeiras
Sábado, 16h: Clube K vs S.C. Espinho, 16h
Domingo, 16h: Clube K vs Vitória de Guimarães
Na Terceira, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio (Praia da Vitória):
Sábado, 16h: Fonte do Bastardo vs Vitória de Guimarães
Domingo, 18h: Fonte do Bastardo vs S.C. Espinho
quinta-feira, outubro 23, 2008
COMENTÁRIO LIDO NO BIBÓPORTO, CARAGO
"Começo a dar razão aos abutres da luz que diziam que não devíamos ir à Liga dos Campeões, este ano. Para fazermos figuras destas, mais valia não termos ido mesmo.
E um franguinho à Helton sabe sempre bem."
A coisa está a pegar fogo para os lados do Dragão!!!
domingo, outubro 19, 2008
SEMPRE A MESMA CONVERSA
Fazer uma festa porque conseguiu-se ganhar nos penalties a uma equipa da 2ª divisão é um lindo sinal, sim senhor...
Etiquetas: FUTEBOL
DIFERENÇAS
Lendo a crónica do jogo Clube K - 0 x Fonte do Bastardo - 3 em 2 meios de comunicação diferentes, não podemos ter visões tão diferentes como as que obtemos.
Enquanto numa o Clube K é apresentado como uma equipa fraca, na outra é apresentada como uma equipa com potencial para atingir os seus objectivos.
Mas terão visto 2 jogos diferentes?
Não. O que acontece é que o voleibol é um desporto especial onde por uma equipa ganhar não significa que a outra seja má. Como disse no meu post anterior, estas 2 equipas são de campeonatos completamente diferentes e não podem ser minimamente comparadas. A análise correcta a ser feita tem que ter em conta o nível potencial que a equipa pode atingir e o que cada uma atingiu, não o que uma jogou em função da outra. Para ser jornalista desportivo temos que perceber do que estamos a falar, porque podemos estar a por para baixo uma equipa, um jogador, um esforço, sem perceber nada do que se está a passar à nossa frente. O voleibol é dos desporto mais injustos do mundo, onde conta muito o poderio físico. Podemos estar a defrontar uma equipa tecnicamente muito inferior à nossa, mas fisicamente mais alta e forte e esta vai ganhar. Para além disto, é um jogo onde o patamar da equipa está intimamente ligado ao orçamento.
Na prática, o que quero dizer é o seguinte:
O CLUBE K NÃO É PARA SER COMPARADO COM FONTE DO BASTARDO, CASTELO DA MAIA, GUIMARÃES, SPORTING DE ESPINHO E BENFICA, PERCEBERAM?
sábado, outubro 18, 2008
CLUBE K x FONTE DO BASTARDO
Hoje realiza-se o 1º jogo da presente época entre estas 2 equipas açorianas que militam no escalão superior do voleibol português, a Divisão A1.
Ao contrário de muita gente eu não o chamo de dérbi, porque embora fazendo parte da mesma competição, estas 2 equipas estão em campeonatos muito distintos. Enquanto a Fonte luta pelos primeiros lugares, fruto de um orçamento suportado num forte patrocinador privado e no substancialmente melhorado apoio da palavra Açores, o Clube K luta pela manutenção suportado nos apoios oficiais normais e no importantíssimo suporte "logístico" da Kairos.
Realidades muito distintas uma da outra, e infelizmente, das das restantes equipas da mesma modalidade, que quase de certeza vão fazer a diferença no jogo de hoje à tarde, pois geralmente o voleibol é um desporto onde a lógica funciona muito bem, sendo muito difícil haver as chamadas surpresas, quando os desníveis são tão acentuados.
No entanto qualquer uma destas equipas merece que se desloquem ao Pavilhão para assistir, certamente, a um bom jogo de voleibol e à boa interpretação por parte dos atletas envolvidos.
Etiquetas: CLUBE K, FONTE DO BASTARDO, VOLEIBOL
quinta-feira, outubro 16, 2008
SELECÇÃO SCOLARI É QUE SABIA
Afinal Scolari era mais esperto do que o que eu julgava.
Ele é que sabia.
Ele é que sabia porque negociou o seu contrato para fugir rapidamente da nossa Selecção!!!
Porque já estava a prever o que se ia passar daqui para a frente.
Jogadores que dão pouco o litro (só começam a perceber que só se ganha depois de marcar golos e não com os nomes).
Pseudo vedetas que só são bons nas suas equipas e geralmente nos jogos em que têm de assumir escondem-se ou não surgem, aliás ficando ainda muito chateados quando quem lhes dedica atenção e paga para os ver, lhes exige o que eles podem dar.
Jogadores que julgam que por estarem em determinados clubes e com determinados salários não têm que provar a cada vez que estão dentro de um campo.
Ontem mais uma vez foi mau demais, não pelo resultado, mas pela falta de empenho, atitude e garra.
Queirós tem cometido alguns pecados, mas não se pode tirar as quota parte de culpas que os jogadores têm.
Continuo a dizer que:
- Portugal devia ter ficado fora do Europeu Áustria-Suiça para todos perceberem que algo vai mal no jogador português.
- Não se pode esperar milagres de uma geração que falhou todas as grandes competições da sua idade, porque foi isto que fizeram os que agora começam a assumir-se como titulares da principal selecção.
Podem ser muito bons tecnicamente, mas não têm estofo de campeões.
E Scolari percebeu isto antes de todos os outros.
segunda-feira, outubro 13, 2008
domingo, outubro 12, 2008
sexta-feira, outubro 10, 2008
JOGADORES, AGENTES E FUTEBOL
Aqui pode ver-se um exemplo da forma como os empresários tentam condicionar os clubes nas negociações, de como rapidamente um jogador importante para uma equipa fica totalmente com a cabeça à roda por causa destes senhores.
Depois de Lisandro com o Porto, surge agora Cardozo com o Benfica.
Mas atenção que o problema não está nos agentes e nos jogadores. O problema está na falta de ética dos clubes. Pois se alguém pede, há sempre alguém a dar.
Bem que Fernando Santos anda a avisar: "As loucuras vão ter de acabar".
Etiquetas: DESPORTO, ORGANIZAÇÃO
quarta-feira, outubro 08, 2008
AÇORES ACTIVO NA RTP-A
Ora aqui está finalmente para todos verem onde foi empregue o dinheiro que foi poupado desde que entrou em vigor a legislação dos apoios às participações nos Nacionais.
Claramente que é mais mediático para um Governo aparecer ele próprio a desenvolver campanhas como estas do que serem os clubes a fazerem este trabalho.
Considero este programa bastante meritório e importante para mostrar o que se faz por estes Açores fora ao nível da prática de actividade física, que não seja de competição.
Só é pena é que não se dê o devido valor aos clubes que são o verdadeiro suporte técnico de alguns destes projectos, pois se não forem eles a terem os treinadores e as equipas, os miúdos pouco ou nada saberiam de actividade física e de desporto. Se não fossem os clubes, por exemplo outro projecto tão do agrado da DRD, o desporto escolar, não existia, pois só se conseguem realizar aqueles jogos porque existe um grande leque de miúdos que treinam nos clubes para poderem saber praticar todos aqueles desportos que enchem a programação desta actividade.
Indiscutivelmente todos estes programas e iniciativas da Direcção Regional do Desporto são importantíssimos e muito meritórios, demonstrando um enorme trabalho de casa, mas nunca deveriam ter ocorrido pondo em causa o trabalho sério que é feito em muitos e muitos clubes por esta Região fora, só porque não houve a coragem política dos responsáveis punirem quem prevaricou e subverteu as lógicas das coisas.
Parabéns à Direcção Regional dos Desporto por esta iniciativa.
PS: Um aparte só para o facto da coincidência do início das transmissões ser em tempo de campanha eleitoral, que pode ser mal interpretada e perder-se o efeito pretendido, que pressumo eu é:
promover a actividade física dos adultos, integrando nas rotinas diárias dos açorianos o exercício físico regular e promovendo estilos de vida saudáveis.
Etiquetas: DESPORTO, ORGANIZAÇÃO, VALORES
sábado, outubro 04, 2008
O TEMPO DOS MOUR(A)OS
Em tempos deixei aqui um posto onde dizia que preferia que Ricardo Moura vencesse o Campeonato dos Açores de Rallye, por ser um jovem e açoriano.
Hoje isto aconteceu num dos rallyes e campeonatos que devem ter sido dos melhores de que há memória, pois foi decidido na última classificativa e aos segundos.
Parabéns a ele, por este título.
Etiquetas: AUTOMOBILISMO
quarta-feira, outubro 01, 2008
O descalabro no Emirates Stadium (Arsenal 4 - 0 FC Porto)
Não é difícil analisar o descalabro de ontem:
1) FC Porto joga sem laterais (muito mal Benitez)
2) Jesualdo volta a inventar no 11 (já começa a ser hábito)
3) FC Porto vai mudando de jogadores de jogo para jogo, sem ficar com uma base definida (veja-se, a propósito, a rotação que tem sido feita na lateral esquerda)
4) FC Porto defende MUITO mal, especialmente no sentido posicional
5) Rodriguez não tem justificado a titularidade
6) Helton não dá a segurança necessária à equipa
7) Parece que as contratações deste ano foram pouco "cirúrgicas"
8) Sempre que mexe no jogo, Jesualdo mexe mal
9) Infantil a falta que dá origem ao penalty
Se o FC Porto tem marcado primeiro, como teve 3 soberanas ocasiões para o fazer, o jogo teria sido obviamente diferente mas, em alta competição, interessa são os golos e não as oportunidades. Assim, pode o FC Porto dar-se por satisfeito de apenas ter encaixado 4, que ontem esteve muito perto de se escrever história (pela negativa).
Boa sorte às restantes equipas portuguesas nas competições europeias