APOIOS FINANCEIROS 2005/2006
Hoje tive conhecimento dos apoios financeiros a atribuir aos clubes e modalidades do desporto açoreano por parte do Governo Regional dos Açores através do programa "Palavra Açores".
Numa primeira análise á tabela de incentivos financeiros, saltam-me á vista duas questões.
A primeira o CD Santa Clara (Futebol) receberá 2.000.000,00 € o que representa 59,4% do valor total a distribuir, resta-me questionar se este clube é merecedor desta verba? Não foi este clube que gastou todas as verbas de forma vergonhosa no ano transacto? Será este clube e esta modalidade merecedor de tanta confiança por parte do Governo Regional que confia neles com o dinheiro dos açoreanos. Costuma-se dizer que deve-se aprender com os erros, quantos erros terá o CD Santa Clara de cometer para aprender? Temos um exemplo bem recente, na época transacta o projecto era para subir á SuperLiga, no entanto o que se viu foi uma luta árdua para que conseguissem a manutenção, mal terminou essa vergonhosa época já estavam os dirigentes do clube a dizerem que o projecto para a próxima época era a subida de divisão. A mim parece-me que não aprenderam a lição, senhores governantes não se esqueçam que estão a apostar a vossa confiança com o dinheiro de todos os açoreanos.
A segunda é o Campeão Açoriano de Rallys que receberá 100.000,00 €, aqui pergunto-me quem é este campeão? Fernando Peres que tudo indica vencerá o campeonato regional de Rally's ou será o Gustavo Louro que ficará em segundo, no entanto será o melhor açoreano, atendendo que o primeiro é continental.
Aqui vejo duas injustiças num caso e noutro, se for o Fernando Peres a receber esse apoio ganho justamente mas está o Governo Regional a investir dinheiro açoreano em desporto não açoreano.
O segundo caso é o de o apoio ser atribuido ao melhor açoreano, mesmo que este não tenha sido o campeão regional, é justo o dinheiro ser investido na região, mas neste caso como incentivamos o Fernando Peres e outros pilotos não açoreanos a fazerem o nosso campeonato regional?