Em resposta ao comentário feito ao post intitulado “ESPERO ESTAR ENGANADO…” não posso deixar de voltar a explicar alguns dos pontos de vista por mim expressados, sem retirar uma vírgula à ideia subjacente ao referido texto!
NC7, ao contrário do que possas ter pensado, o texto não visa qualquer picardia insignificante àqueles que como tu tanto criticavam Adrianse, mas sim um ALERTA para todos os portistas relativamente ao actual estado de coisas no reino do Dragão! Um estado de coisas que se tem vindo a agravar e que, dada a gravidade, nos irá fazer perder a liderança (mais uma vez ESPERO ESTAR ENGANADO…) para clubes com um orçamento inferior em duas vezes ao orçamento do FCP, depois da eliminação da taça aos pés duma equipa do 3º escalão… Se achas isto razoável…
Em primeiro lugar, tenho de te dizer que não considero (nem sequer alguma vez considerei!) Co Adrianse um treinador de “top” e o principal ombreiro dos títulos do ano passado. A mim parece-me óbvio que a qualidade do plantel portista garantiria sucesso interno sem a necessidade de que para isso precisássemos de um grande treinador. Aconteceu assim com Oliveira e com Fernando Santos. Não eram nem nunca irão ser treinadores de “top”, mesmo assim ganharam campeonatos e taças com fartura! Achas que o mérito foi deles?!?!
No dito texto, o que fiz foi salientar alguns aspectos que considerei positivos no trabalho de Adrianse, o que não quer dizer necessariamente que o holandês esteja no meu lote de treinadores favoritos…
Também no dito texto, limitei-me a enumerar uma série de asneiras do Sr. Jesualdo (acho que ninguém pode negar as evidências!) que, do meu ponto de vista, contribuíram fortemente para termos perdido 6 pontos em 2 jogos e termos sido eliminados da taça pelo colosso (tal como o Artmedia!) Atlético Clube de Portugal! É ÓBVIO que existem outras razões: péssima política de contratações (responsabilidade da SAD) e efeitos do “apito”, isto é, na dúvida prejudica-se sempre o malfeitor FC Porto!
A outra grande razão prende-se, evidentemente, com as ausências de Quaresma, Pepe e Anderson! Concordo que são grandes jogadores e que fazem falta a qualquer equipa! Contudo, Jesualdo não soube colmatar ou disfarçar a enorme falta que estes três génios fazem! Neste contexto, coloco algumas questões: Porquê a insistência em R. Meireles quando este está em péssima forma (não sou só eu que o digo…), porquê Jorginho e Alan no banco quando apesar de tudo estes até têm alguma criatividade, porquê apostar em Sokota com Adriano(!!!) e B. Moraes (aquele que marcou ao Benfica e salvou a pele ao Jesualdo num jogo que poderíamos muito bem ter perdido devido às suas burrices tácticas, valendo a azelhice da defesa do Benfica!!!) no banco de suplentes, porquê apostar em Ricardo Bosta com João Paulo no banco…
Relativamente a este último senhor, dizes me tu que era muito utilizado por Mourinho! Ora bem, Tiago também era (agora é suplente no Boavista), Marco Ferreira também era (que fantástico jogador!), Jankauskas também era (está em que clube agora?!?), etc… Sabes muito bem que Mourinho utilizava estes jogadores em alturas cirúrgicas, nunca nos jogos importantes nem nas alturas cruciais… Lembras-te dos golos do Larsson na final de Sevilha? Sabes quem o deveria estar a marcar? NC7, a minha opinião sobre o Ricardo Bosta não mudou, sempre foi a mesma, ou seja, é um péssimo jogador para um clube como o FCP, talvez para o Paços de Ferreira ou para o Beira-Mar até seja um bom jogador, agora para o melhor clube português de todos os tempos (como tão bem nos lembrou o SPN!)?!?!?
Quanto a dizeres que não te enervará muito se o FCP não ganhar nada este ano, NC7 tenho uma ligeira sensação de que 95% dos adeptos portistas (Super Dragões na linha da frente…) não irão ter a mesma atitude que tu! Com aquilo que o FCP gastou, olhando para o seu plantel e para aquilo que Jesualdo disse no início da época não me parece muito admissível que, por exemplo, o Sporting, uma equipa de “putos” (com qualidade, diga-se!) ou o Benfica, que alguns meses atrás era apelidado pelo seu presidente como “um grupo de rapazes”, ganhem este campeonato, deixando o FCP a “seco”…
PS: Quanto à tua apreciação de que o FC Porto ganhou o último campeonato porque os outros foram piores que nós, também não me parece ter muita lógica! Em todos os campeonatos para um ser melhor, os outros necessariamente têm de ser piores! O que se pode avaliar, SIM, é a qualidade geral de todos os clubes participantes numa determinada competição! Dito isto, coloco-te a seguinte questão: Achas que o campeonato deste ano tem um nível qualitativo superior ao do ano passado?!?!
Quanto ao Sporting de Paulo Bento, foi derrotado pelo FCP de Adrianse no jogo do título, foi derrotado pelo FCP de Adrianse nas meias-finais da Taça… Por seu turno, o FCP de Jesualdo tem de ganhar com tranquilidade (ao contrário da intranquilidade que esses colossos do Atlético, Leiria e Atlético causaram…) ao Sporting de Paulo Bento no Dragão, senão… é mais um para engrossar a lista de desempregados. Disso não tenhas dúvidas!!!!