segunda-feira, abril 30, 2007

Benfica X Sporting

É mau demais ver duas equipas em que o único resultado que conta é a vitória, andarem a encher chouriços. Onde está a ambição.... a vontade de serem campeãs, pois, equipas destas não merecem chegar lá, nem às competições europeias....

Mau demais!!!

Há seguramente uma boa dezena de anos que eu não via uma exibição tão fraca, tão descolorida e tão pouco esforçada como aquela que o FC Porto efectuou no estádio do Bessa! Dessa péssima exibição não poderia resultar senão uma derrota frente a um Boavista que ocupa um modesto 9º lugar na bwin liga…
Perante a constatação de todos estes factos, sou levado a concluir que o “mau FC Porto”, aquele dos jogos com o Atlético, Amadora e Leiria, voltou, justamente, num jogo em que o FC Porto NÃO PODERIA PERDER DE MODO NENHUM!!!!! Mais do que alargar a vantagem para os seus mais directos adversários, era necessário que o FC Porto neste jogo demonstrasse espírito campeão e guerreiro, era necessário que o treinador do FC Porto não falhasse como já o havia feito noutros momentos importantes, era necessário que todos os jogadores se esforçassem e mostrassem vontade de ganhar… Nada disso se verificou!
Quanto ao jogo propriamente dito, não é difícil a sua análise. O Boavista dominou o jogo nos primeiros 70 minutos de jogo, os seus jogadores correram mais, foram mais humildes, suaram as camisolas, enfim, demonstraram todos os atributos que uma equipa deve ter quando entra para um campo de futebol!
Por seu lado, o FC Porto demonstrou uma coisa: se calhar as concludentes vitórias dos últimos jogos (Académica e Belenenses, por exemplo!) deveram-se mais à fraca prestação dos adversários do que ao seu próprio mérito! A um nível mais específico, foi evidente e indisfarçável que em termos defensivos a falta de qualidade de jogadores como Ricardo Costa veio ao de cima…até parece que a azelhice do Sr. Costa contagiou o seu companheiro de defesa Bruno Alves! Com Pepe, Bruno Alves raramente fazia as asneiras que fez no jogo do Bessa…enfim, é a velha teoria de que um jogador para se desenvolver tem que ter a seu lado bons jogadores, caso contrário… Para não variar, Postiga esteve igual a si próprio, isto é, PÉSSIMO! De positivo neste jogo, apenas as grandes defesas de Helton (evitaram males maiores!), as arrancadas de Bosingwa e a entrada de Anderson!
Relativamente a Jesualdo, por mais que nos esforcemos não conseguimos ilibar o Sr. Professor das responsabilidades desta derrota! Desde o facto de Anderson e Lisandro terem ficado no banco, até à insistência em Postiga, passando também pela “ilusão” de que Ricardo Costa é jogador para o FC Porto! Tudo isto que enunciei não é responsabilidade de um qualquer louco holandês… aliás, um “louco holandês” que no início da época aconselhou a contratação de um ponta de lança… passados alguns meses é visível que aquilo não era uma “birrinha” do tal “louco holandês”!
Por sua vez, Jaime Pacheco (sim, aquele do neurónio único…) deu um banho táctico a Jesualdo, que assistiu a tudo impávido e sereno fazendo com que a equipa reagisse a apenas cerca de 15 minutos do fim e já num desespero que não caracteriza o FC Porto campeão das duas décadas! O constante bombear de bolas para a área boavisteira mais parecia a táctica de uma equipa que luta para não descer e está a perder a 20 minutos do fim… Enfim, foi tudo MAU DEMAIS para ser verdade!
Concluindo, com este tipo de “paragens cerebrais” dos jogadores e treinador portistas, é com muitas dúvidas que antevejo estes últimos 3 jogos da liga! Os inexplicáveis decréscimos de concentração da 1ª para a 2ª parte verificados nas últimas vitórias dos azuis e brancos e a péssima imagem deixada num jogo tão importante e simbólico como era o do Bessa são factos suficientes para não deixar tranquilos os adeptos do FC Porto, mesmo tendo em conta que o calendário do clube nortenho inclui adversários como o Aves ou o Nacional da Madeira!

PS: Em toda a época passada o FC Porto somou 3 derrotas nas competições internas que participou (34 jogos para o campeonato e 5 jogos para a taça) …
Esta época e com 27 jornadas decorridas no campeonato nacional, o FC Porto conta com 6 (o dobro do ano passado) derrotas nas competições internas (5 para o campeonato e 1 para a taça) … A jogar assim, o FC Porto pode mesmo perder o título à beira da praia… e mesmo que não perca, esta época verificaram-se demasiadas “asneiras”, demasiados erros, demasiadas decisões estranhas para que a direcção do FC Porto não tome uma atitude quanto à continuidade desta equipa técnica e de alguns deste jogadores!!!!!!! Estarei enganado?!?!?! Espero que sim…

sexta-feira, abril 27, 2007

VOTEM NO LUSITÂNIA

Faço minhas as palavras do Mic-Mic neste Post do blog do Desporto na Terceira, tendo a certeza de que ele neste caso não ficará chateado com o plágio.
Vamos aqui votar.

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 26, 2007

CLUBE K EM GRANDE

É verdade.
No dia em que se comemora a liberdade em Portugal o Clube K conseguiu meter uma lança em África ao conseguir em casa do adversário conquistar o acesso à final do Campeonato Nacional A2.
Agora tudo está em aberto e face ao crescendo de forma que a equipa açoriana tem demonstrado o Nacional de Ginástica tem que estar bastante preocupado.
Força para este enorme desafio e espero sinceramente que consigam a subida à A1, porque os Açores merecem.
Todos à Ribeira Grande apoiar esta equipa!!!

Etiquetas:

terça-feira, abril 24, 2007

UNS SONHOS CONTINUAM OUTROS ESFUMAM-SE

Nesta fase das épocas os resultados que vão-se obtendo vão determinando a continuação ou o esfumar dos sonhos.
Enquanto no 1º caso podemos salientar Operário (futebol), Lusitânia (basquetebol) e Clube K (voleibol), no 2º caso colocamos sem margem para dúvida Santa Clara (futebol), Antigos Alunos (voleibol) e Clube Ana (voleibol).
É assim o desporto.

Etiquetas:

25 ANOS DE PRESIDENTE

Goste-se ou não de Pinto da Costa, não impede de ser assinalável o facto de uma pessoa conseguir estar 25 anos à frente de uma instituição e conseguir o palmarés que o FC Porto conseguiu.
Mesmo que se suspeite dos títulos internos, é indiscutível que os títulos internacionais foram de uma grandeza enorme.
É um facto.

Etiquetas:

NOS TREINOS AS EQUIPAS TÊM QUE SE PREPARAR PARA AS ARBITRAGENS

Esta foi-me dita ontem por uma árbitra regional.
Eu respondi-lhe que as equipas nos treinos têm que se preparar para as regras e não para as arbitragens.
Mas que mesmo assim, há coisas que acontecem nas arbitragens para as quais não há preparação possível.
E provei-lhe com exemplos para os quais ela já não teve resposta...

Etiquetas: ,

sexta-feira, abril 20, 2007

O 4º GRANDE…

A vitória do Belenenses frente ao Sporting de Braga e consequente passagem à final da taça de Portugal vem, para mim, confirmar a qualidade e o mérito de um dos técnicos portugueses que mais aproveitamento tem em todos os clubes por onde passa. Jorge Jesus é, de facto, um treinador que raramente falha os objectivos do clube que orienta, é um treinador com visão de jogo, demonstra trabalho de casa, vê-se que estuda os adversários e é um treinador corajoso (característica rara na maioria dos treinadores portugueses!)…
Por tudo isto, acho que é de enaltecer o seu trabalho desenvolvido no Belenenses!
Não nos podemos esquecer que o Belenenses esteve com um pé na Liga de Honra, provavelmente idealizou o plantel para esta mesma Liga de Honra e é um clube com um orçamento bastante inferior ao de clubes como o Marítimo, Académica, Braga ou Boavista!
Em suma, Jesus mesmo com recursos limitados e treinando um clube que tem passado nos últimos anos por sobressaltos nada condizentes com a grandeza do seu historial (o Belenenses é, efectivamente, o 4º grande!), consegue, assim, atingir de forma brilhante a final da taça de Portugal, um feito que o Belenenses já não lograva atingir há 18 anos! A juntar a isto, não nos podemos esquecer que o Belenenses é o 4º classificado da liga portuguesa e em finais de Novembro se encontrava na 2ª metade da tabela classificativa, encetando a partir daí uma excelente (e de certa forma, surpreendente!) recuperação…
Para mim, são estes treinadores que têm o trabalho mais meritório e difícil! Aqueles que com poucos recursos financeiros e humanos conseguem colocar as suas equipas a praticar bom futebol, aliando a isso bons resultados e a superação das metas inicialmente propostas! Sim, porque aqueles que vão para um grande clube sem ter feito muito para lá chegar e depois têm à sua disposição jogadores de nível mundial e um leque de opções bastante alargado, estes se calhar têm a sorte que outros talvez merecessem mais…mas essa é a interessante questão levantada pelo SPN num dos seus últimos posts, isto é, as “estranhas chicotadas psicológicas no futebol português”…eu acrescentaria a questão da “estranha forma de premiar o bom trabalho desenvolvido por alguns técnicos do futebol português” ou, então, a “estranha forma de premiar alguns técnicos do futebol português”…


PS: Nota muito positiva, também, para Jorge Costa…ontem tudo jogou contra o Braga…o menor tempo de recuperação, a expulsão de Wender e o golo sofrido a 10 minutos do fim do prolongamento! Ainda assim, Jorge Costa tem demonstrado todas as características que fizeram dele um dos grandes jogadores do futebol português: atitude, coragem, capacidade de liderança, visão de jogo e um GRANDE espírito de sacrifício!!!
Pela minha parte, e aconteça o que acontecer até ao final da época no FC Porto eu não teria dúvidas sobre qual deveria ser o próximo treinador do clube…é que se não há dinheiro para ir buscar um técnico estrangeiro de prestígio, então antes apostar num técnico em início de carreira e sem a mentalidade defensiva e medrosa que a maioria dos técnicos portugueses demonstram!!!!!!

REGISTO DE CLAQUES

Esta pode até ser uma boa notícia, se se perceber em que é que consiste!!!

Etiquetas: ,

PROPOSTA INTERESSANTE

David James, guarda-redes internacional inglês, propôs o seguinte:
"Preferia que houvesse mais contratos por objectivos, pois incentivaria a maior responsabilização nos maus desempenhos e permitiria aos clubes utilizar o dinheiro economizado para reduzir o preço dos bilhetes".
A proposta que já de si é interessante, tem por base alguns argumentos que nos dão que pensar, como por exemplo:
"Alguns dos nossos adeptos demora seis horas para regressar a casa, depois de um jogo. Pensem na dor que é ir a Blackburn para assistir a um jogo miserável"
ou ainda
"Os adeptos fazem cada vez mais sacrifícios para comprar equipamentos, para ir ao jogo ou para se deslocar. O peso que cai sobre eles é cada vez mais elevado".
Pode ser só um jogador a dizer isto, mas ao menos faz-nos continuar a sonhar que o desporto ainda tem o seu lado romântico.

Etiquetas: ,

GOLO DE MESSI NO BARCELONA x GETAFE


Este golo é uma maravilha.
Mas não é só o golo.
Vejam a forma como ele é relatado e festejado pelo comentador e compare-se com o que temos em Portugal e ...
...CHORE-SE!!!

Etiquetas:

CAMPEONATO REGIONAL DE RALLYES

Esta época o campeonato regional de rallyes perdeu 2 pilotos de top, porque os patrocínios não apareceram.
Com a decisão do Representante da República de mandar fiscalizar a Lei Regional que prorragava o fim do prazo dos apoios das fábricas de tabaco ao automobilismo, se calhar mais alguns vão seguir o mesmo caminho.
Este é um pequeno exemplo do que aconteceria ao desporto regional se o Governo Regional retirasse os apoios que dá ao desporto como tão boa gente não se coibe de pedir.
Claro que com todas as consequências na ocupação dos tempos livres de tantos e tantos jovens e adultos por estas 9 ilhas fora, mas isto já não é problema de quem pede aquela medida por parte do Governo Regional.

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 18, 2007

O regresso à normalidade e a recandidatura…

A vitória do FC Porto este fim-de-semana acaba por ilustrar um pouco aquilo que se tem passado nos últimos 25 anos do futebol português, isto é, o FC Porto ganhou, aproveitou os pontos perdidos pelo mais directo adversário e tornou-se o maior candidato à conquista do título nacional! Nada mais normal que isso…
De notar também, a mudança de adversário directo do FC Porto! Culminando aquilo que já se previa à algum tempo, o Sporting mercê do seu melhor futebol acabou mesmo por ultrapassar um Benfica em decrescendo de forma! Aliás, é de salientar que depois do Sr. Engenheiro Fernando Santos ter conseguido o feito de em 3 anos no FC Porto (uma equipa com Jardel, Zahovic e Drulovic nos seus tempos áureos) só ganhar um campeonato e de nada ter ganho no Sporting (nem o 2º lugar alcançou!), ninguém pode ficar admirado com aquilo que Fernando Santos tem feito… a bem da verdade, digamos que 80% da equipa do Benfica se resume a Simão, isto é, com poucos ovos também não se podem fazer grandes omoletas…
Quanto ao FC Porto, mais uma vez me pareceu uma equipa com duas prestações muito distintas na 1ª e 2ª partes! Algum dia esta brincadeira de jogar muito bem na 1ª parte e depois adormecer na 2ª, ainda vai dar para o torto! Em alta competição, uma equipa tem de manter os níveis máximos de concentração e esforço durante os 90 minutos e aquilo que, este ano, se tem assistido muitas vezes no FC Porto é a uma quebra na 2ª parte, quebra esta que, para mim, tem a ver, sobretudo, com a preparação física da equipa que, diga-se, não me parece ser das melhores. Todavia, os possíveis regressos de Ibson, Assunção e Meireles poderão dar a estabilidade necessária numa altura em que todo o cuidado é pouco! Vão começar os desejos de que o FC Porto perca pontos, seja de que maneira for, por isso a equipa tem de estar concentrada e não facilitar mesmo nos jogos aparentemente mais fáceis! Caso contrário, poderão surgir novos Atléticos e Estrelas…e perder pontos numa fase destas é irrecuperável!!!!!!
Outro tema da actualidade portista tem a ver com recandidatura de Pinto da Costa. Muito se tem dito em relação a este assunto tendo, inclusivamente, alguns ilustres portistas como Miguel Sousa Tavares demonstrado o seu desacordo quanto a uma provável recandidatura de Pinto da Costa. A esses, coloco as seguintes questões/reflexões: qual é a pessoa que numa altura dessas teria carisma e força para assumir o cargo de alguém que praticamente “fundou” o clube, dando-lhe uma dimensão inimaginável e transformando o FC Porto num dos maiores clubes do Mundo?!? Em 1982 (ano em que Pinto da Costa se tornou presidente do FC Porto), alguém pensaria que o FC Porto 25 anos depois seria o que é hoje?!?! Não seria mais lógico que a transição da presidência se fizesse de uma forma mais “suave”, isto é, o sucessor de Pinto da Costa incluísse o próximo elenco directivo de modo a conhecer profundamente o próprio clube antes de assumir um cargo de elevado nível de complexidade e especificidade dadas as circunstâncias actuais?! O próprio Pinto da Costa, antes da sua passagem à presidência do FC Porto, ocupou inúmeros cargos no interior do clube! Talvez por isso, o seu conhecimento profundo do mesmo lhe permitiu fazer um trabalho tão frutuoso! Por muito que se argumente, por muito que se acuse, por muito que se utilize a imaginação para denegrir Pinto da Costa, eu penso que é inegável a competência e excelência do seu trabalho à frente de um clube que neste momento é respeitado por esse mundo fora!!!! Defeitos e aspectos menos claros?!? Sim, é claro que também os tem… ou será que existem pessoas perfeitas?!?!?!?!?!
Em suma, mesmo não sendo sócio do FC Porto (em virtude da insularidade!) o que me impede de exercer o direito de voto, a minha vontade para as próximas eleições é claramente a continuação do GRANDE presidente que é Pinto da Costa! Ah, e já agora, é bom que alguns portistas se lembrem de que o FC Porto há 25 anos era o “autêntico bombo da festa”, passados esses anos é o próprio FC Porto que faz dos outros clubes “bombos da festa”…disto é bom que nenhum portista jamais se esqueça!!!!!!

AFINAL AINDA HÁ ESPERANÇA!!!


Como podem ter feito isto aos adeptos do Benfica?
Para termos os milhões da Champions temos que gramar com o Engº.
E agora?
Puxamos pelo Sporting ou pelo Benfica?
Isto não se faz!!!

Etiquetas:

AS FAMOSAS CHICOTADAS PSICOLÓGICAS

Mais um treinador foi despedido na Liga "Betadine".
Se alguém ainda tivesse dúvida da falta de qualidade e tarelo (acrescento eu!!!) do futebol português, basta ver a facilidade com que se despede treinadores.
Os últimos e que me chamaram a atenção foram Domigos no Leiria e agora Carlos Brito no Nacional.
Despedidos porquê?
Por estarem a fazer bons campeonatos?
Então este último devido a 1 empate e 2 derrotas que o coloca num "perigoso" 7º lugar!!!
Quando não há projectos a médio prazo como querem ter estruturas e equipas que sejam consistente e estáveis, que lutem por determinados patamares, em vez de andarem sempre a encarar as épocas com um aflitivo pânico?
O que se vê na 1ª liga é um corropio de treinadores, resultados que nunca aparecem, ano após anos as mesmas desculpas e um denominador comum a todas as épocas: OS MESMOS DIRIGENTES!!!
Será que isto não dá que pensar?

Etiquetas: ,

terça-feira, abril 17, 2007

CARLOS SILVEIRA ERGUE A TAÇA NO CHIPRE

Seguindo o recado de um Zé Qualquer (LOL) temos que salientar mais um feito realizado pelo atleta açoriano de voleibol Carlos Silveira que conseguiu mais um troféu para o seu currículo ao vencer a Taça do Chipre.
Este atleta é um exemplo de até onde se consegue ir quando há dedicação, sacrifício, empenho e tem-se o apoio total dos pais.
Para além disto é sempre bom não esquecer que é uma bandeira dos Açores no Mundo, qual emigrante de sucesso, levando um bocadinho desta terra por aí fora.
Só é pena é que a Gala do Desporto Açoriano não comtemple estes casos...

Etiquetas: , ,

domingo, abril 15, 2007

MAIS UM EXCELENTE RESULTADO DO SPORTING DA HORTA

É verdade.
A equipa de andebol faialense conseguiu empatar a eliminatória com o FC Porto adiando assim a decisão de acesso às meias finais para um 3º jogo que antes ninguém acreditava ser possível.
Mais um excelente resultado e prestação das outras modalidades açorianas, mostrando que se calhar o investimento poderá recompensar.

Etiquetas: ,

QUE AZAR QUE O BENFICA TEVE JOGO DO ESPANHOL

É verdade.
Considero que o Benfica teve azar em três situações:
- ao ter 2 remates à barra;
- ao ter tido um enorme favor do árbitro que não marcou um penalti claríssimo cometido pelo Leo, o que leva toda a gente a pensar que só não perdeu por favor em vez de ser por mérito;
- ao ter o Nuno Gomes na sua equipa...

Etiquetas:

sexta-feira, abril 13, 2007

Que grande problema defensivo…

Não é que constituísse grande surpresa mas esta notícia vinda hoje no jornal “O JOGO” levanta para mim algumas questões essenciais:
1 – Jesualdo Ferreira não tem dúvidas em dizer que Ricardo Costa será o substituto de Pepe! Fazendo um pequeno (é pequeno porque se contam pelos dedos de uma mão os jogos em que Ricardo Costa jogou!) exercício de memória chego à seguinte conclusão: Nos quatros jogos em que Costa jogou (Arsenal, Chelsea, Amadora e Atlético) o FC Porto perdeu sempre… Ricardo Costa é de facto um mau jogador e, ainda por cima, parece que dá azar à equipa sempre que joga! E atenção eu não sou supersticioso… essa é uma questão de falta de qualidade evidente!!
2 – Como se sabe, Ricardo Costa é um jogador muito pouco popular entre os adeptos do FC Porto…Será inteligente pô-lo a jogar numa altura em que os jogos são decisivos e que qualquer erro que Ricardo Costa faça poderá levar a uma reacção negativa por parte dos adeptos, enervando a equipa e o próprio jogador?!?!
3 – Foi contratado João Paulo no início da época…dir-me-ão que é um jogador sem falta de ritmo…mas e o Ricardo Costa que nunca joga também terá ritmo?!?!
4 – João Paulo não jogou um único minuto (salvo erro!) neste campeonato nacional! Então para quê a sua contratação?!?! Para isso, tinha-se ido buscar um central não aos juniores mas aos juvenis e poupava-se dinheiro com um jogador que não deve estar propriamente a ganhar 100 contos por mês…Mais uma vez a política de contratações do FC Porto está a falhar…Algo que há uns anos para trás raramente acontecia!!!!

Resumindo, o meu desejo é que a bola não chegue muitas vezes à área do FC Porto e a Académica jogue bem “fechadinha” pensando apenas em defender o resultado! É que eu sou me tranquilizo com Ricardo Costa em campo, quando o FC Porto já está a ganhar por 2 ou 3 golos de diferença!!!!

quarta-feira, abril 11, 2007

7-1, QUE MARAVILHA!!!

Sabem o que é o mais maravilho nos 7-1 que o Roma levou em Inglaterra?
É que mesmo a ganhar por 4-0 na 1ª parte, o Manchester nunca tirou o pé do acelerador.
Isto sim é futebol.
Não é uma equipa estar a ganhar 1-0 e dar o domínio do jogo ao adversário que agora é que tem de tentar fazer alguma coisa, passando a minha equipa a jogar em contra-ataque.
Ou então estar a perder 3-0, conseguir em 2 minutos marcar 2 golos e em vez de continuar a carregar para melhorar o resultado, encolher-se porque o resultado agora já está mais favorável e em casa basta só ganhar por 1-0.
Por isto eles têm 3 equipas nos quartos de final da Champions e o seu campeonato tem médias de assistência enormes, enquanto nós fazemos uma festa enorme quando enchemos 1 campo com 30.000 pessoas.

Etiquetas:

DIFERENÇAS

Em Portugal: Futebol é na TVI.
Em Inglaterra: Futebol é na Champions League!!!

Etiquetas:

ERRO OU ROUBO?

Este post não constitui nenhum ataque ao FC Porto, mas apenas um exercício de raciocínio sobre a pobreza de análises do futebol português.
Vamos comparar o Beira Mar x Benfica (2 x 2) e o Beira Mar x FC Porto (0 x 5) e nomeadamente o trabalho de Lucílio Baptista no 1º caso e do Guarda-Redes do Beira Mar no 2º.
Segundo o meu companheiro de bancada (embora em tom irónico diga o contrário) o trabalho de Lucílio Baptista foi de molde a beneficiar o Benfica, nunca havendo a hipótese de ser um mau dia do árbitro ou de simplesmente o árbitro ser mau.
Por outro lado, rezam as crónicas que no 2º jogo a exibição do Guarda Redes da equipa de Aveiro foi de tal modo desastrosa que beneficiou a equipa adversária com os seus erros.
Agora digam-me uma coisa, porque é que no caso do árbitro a interpretação é que foi roubo e no caso do guarda-redes é que ele é mau ou teve uma má exibição?
Não será válido eu interpretar que o Guarda-Redes roubou o seu clube em favor do Porto?
Com este post não quero dizer que o Guarda-Redes beneficiou de propósito o Porto.
O que quero demonstrar é a pobreza de argumentos que é utilizada no futebol português que nuns casos risca dos argumentos a palavra erro enquanto nos outros risca a palavra corrupção e roubo.

Etiquetas:

ORA AÍ ESTÁ A CABALA...

Tinha ou não tinha razão no meu último post?
Os do Porto iam dizer que era cabala o empurrão ao Benfica.
Os do Benfica iam dizer que não era cabala que o penalty foi bem marcado e que havia o golo anulado, etc...
Independentemente de tudo isto, o mais engraçado é que ninguém está preocupado com os verdadeiros prejudicados caso existe efectivamente cabala:
- A verdade desportiva de uma modalidade que movimenta milhões;
- O Beira Mar.
Sim porque o principal lesado não é o Sporting ou Porto, mas o Beira Mar. E deste ninguém quer saber.
Até Porto e Sporting só dependem de si próprios para ficarem à frente do Benfica.
No meio disto tudo a verdadeira cabala foi para manter o Beira Mar no último lugar, mas com esta ninguém está preocupado...

Etiquetas:

terça-feira, abril 10, 2007

Cabala…

Analisemos com detalhe os lances mais controversos do jogo de ontem:
No 2 º minuto, há um golo mal anulado ao Benfica. O árbitro assistente marcou um fora de jogo inexistente ao avançado Nuno Gomes…o árbitro assistente estava bem posicionado e tinha OBRIGAÇÃO de ver que o Sr. Nuno Gomes não estava fora de jogo!!! Inacreditável!!!!
O Beira-Mar totalizou 6 amarelos em todo o jogo…o Anderson (Benfica) tem uma entrada por trás a meio da 1ª parte e o Sr. Lucílio deixa o amarelo no bolso! Toda a gente viu que ele (o Lucílio) não estava posicionado de forma a que pudesse ver que aquela entrada era merecedora de cartão amarelo!
Perto do fim, entrada violentíssima de David Luiz à entrada da área sobre Emerson (Beira Mar)… o Sr.Lucílio nem falta marcou…Novamente, o árbitro não estava bem posicionado por isso não viu…
Ao longo do jogo, os árbitros assistentes assinalam, mal, alguns foras de jogo ao ataque do Benfica…Inacreditável…eles estavam tão bem posicionados que não se compreende como é que assinalaram os referidos foras de jogo! Estes árbitros assistentes devem, de certeza, ter sido comprados pelo “mafioso do norte”!!! Só pode!!!!!
Finalmente aos 93 minutos, aquela agressão vergonhosa e escandalosa do jogador Ricardo (Beira Mar) ao coitado do “Simãozinho”! A única questão naquele lance não é saber se é ou não penaltie mas sim saber se o jogador do Beira Mar deveria ou não ter sido expulso! Como é que há ainda uns facciosos que dizem que aquilo não é penaltie?!?!?!

Conclusão: Isto é uma cabala sim, mas é uma cabala contra o Benfica! Este Sr. Lucílio foi, de certeza, pressionado num qualquer restaurante por um qualquer dirigente do clube corrupto, o FC Porto…Aliás, a vergonha do jogo de ontem foi tão grande que os três pontos deveriam ser atribuídos automaticamente ao Benfica!!!
O FC Porto está a ser levado ao colo…
Coitado do Sr. Luís Vieira, uma pessoa tão séria e honesta mas que, sistematicamente, vê o seu clube ser vergonhosamente roubado em lances que os árbitros estão tão bem posicionados que não há desculpa para não verem os referidos lances!!! Agora, também temos de compreender que há certos e determinados lances em que os árbitros não estão tão bem colocados e que não conseguem ver bem os lances, e, como exemplo destes lances, temos os 4/5 penalties que ficaram por marcar a favor do clube corrupto em apenas 2 jogos…mas também é bem feita para aqueles malvados do norte que andaram anos e anos a roubar (até na Europa os malandros compravam os árbitros!) e agora vão ver o que custa ser prejudicado pelos árbitros!!!!

BEIRA-MAR x BENFICA, ESTÁ LANÇADA A CABALA?

Foi ou não foi penalty, eis a questão?
De um lado vão defender até à exaustão que o penalty foi mais do que claro e que é indiscutível.
Do outro vão defender que não foi penalty e que o Benfica tinha de ser empurrado para não deixar o Porto ganhar uma vantagem importante.
Vai existir quem apresente montes de casos iguais em que o penalty foi marcado e vai existir também quem apresente montes de casos iguais em que não foi sancionada qualquer falta.
Gostaria no entanto que antes de começarem pensassem no lance à velocidade real e tendo de decidir num segundo. O que fariam?
Eu marcava.
Claro que vão dizer que eu marcava porque sou do Benfica.
Não me importo.
Marcava, porque no momento pareceu-me e só depois de ver em slow motion e de outro ângulo fiquei com dúvidas.
Acima de tudo marcava, porque aquela entrada noutra parte do campo não levantava dúvidas a ninguém, mesmo que não fosse falta.
Do que não tenho dúvidas é que, tal como já tinha escrito, o Benfica não tem plantel para estar em 2 frentes como são a disputa do Campeonato e da Taça UEFA.
Não tem plantel e não em treinador.
Quem tudo quer, tudo perde, já lá diz o ditado.
Basta ver o caso do Sporting o ano passado.

Etiquetas:

domingo, abril 08, 2007

O SANTA CLARA NÃO CONTA

Se há coisa que me irrita em quem discute o desporto na Região é sempre o facto de fazerem comparações e puxarem para a conversa o Santa Clara.
Porque deu mais jogos do Santa Clara (Liga de Honra de Futebol) do que da Fonte do Bastardo (Divisão A1 de Voleibol).
Porque deu um jogo do Santa Clara (Liga de Honra de Futebol) e não deu de não sei que modalidade.
Epá parem com esta trampa.
Goste-se ou não se goste futebol é futebol e comprar uma Liga de Honra seja com o que for é uma burrice e ponto final.
Se houve coisa que aprendi com quem esteve ao meu lado nos Antigos Alunos é que não vale a pena mexer e comparar o que não é comparável, porque simplesmente não é comparável.
Agora que é um facto que o tempo que é dado às modalidades é pouquíssimo, isto é indiscutível, mas também é indiscutível que é infinitamente superior ao que é dado nas Televisões Nacionais.
E sabem quem é culpado que as modalidades tenham pouca visibilidade?
Os espectadores, porque só querem saber de futebol e esta é que é a verdade.
Deixem o Santa Clara lá sossegado e arranjem alternativas, como por exemplo a ideia que o Carlos Silveira deu uma vez, porque não um programa só dedicado às modalidades?
Para isto basta aparecer um patrocinador e publico interessado em ver o programa.
Será que existe?

Etiquetas: ,

sábado, abril 07, 2007

SERÁ QUE OS PORTUGUESES GOSTAM DE DESPORTO?

Apoiar quando se atingem os resultados não é gostar da equipa.
Gostar de uma equipa foi o que eu vi num célebre Portugal x Irlanda com 120.000 mil pessoas no antigo Estádio da Luz, onde apesar da nossa Selecção estar a ganhar por 3-0 os adeptos da equipa adversária não se cansavam de cantar e vibrar com o pouco que a sua equipa estava a fazer.
Adeptos como os que vemos em Portugal, pouco interesse têm, porque não têm a paixão.
Esta paixão é que permite que as verbas de merchandising sejam elevadas, porque o adepto compra todos os artefactos que o possam ligar ao seu clube.
Em Portugal só apoiamos quando a nossa equipa está a ganhar.
E queremos que a nossa equipa seja a melhor do mundo, mesmo não contribuindo nem com um cêntimo para ela.
Criticamos, chingamos, achincalhamos, mas no fim se o resultado for bom afinal já cantamos e festejamos como se nada fosse.
Esta época com a Fonte do Bastardo foi assim.
Chamaram-lhes de tudo e no fim afinal até ficaram no mesmo grande lugar que tinham ficado na época anterior, só que as marcas, que esta época deixou nas pessoas que estiveram a dar no duro para a equipa atingir o objectivo e só ouviram bocas e sentiram a antipatia na pele, custam a sarar, apesar de toda a alegria que agora sentem e de não deixarem transparecer a tristeza que se sente quando só vemos critica barata e sem sentimento, descrédito e desinteresse ou afastamento quando o que se precisa é de uma palavra amiga ou de apoio.
Uns dirão que o desporto é assim mesmo.
A estes eu digo que não é não senhor.
Ou somos sempre ou não somos.
É uma questão de valores e educação.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 05, 2007

BENFICA EM BARCELONA

Ou Santos é louco ou é um Génio.
João Coimbra nunca é titular e pela 2ª vez num jogo fora das Competições Europeias o puto é lançado às feras.
Se o puto é assim tão bom, porque não joga no Campeonato? Ou estará Santos a preparar um bode expiatório?
É porque se é por questões de dar-se bem com este tipo de jogos, então não se percebe a 2ª opção, Nuno Gomes no lugar de Micolli, pois o italiano marca mais golos e dá mais nas vistas do que o português neste capítulo nestes jogos.
Desculpem, mas acho que Santos é louco...
... mas é disto que o Presidente gosta, por isto...

Etiquetas:

CLUBE MULTA O SEU CAPITÃO POR DECLARAÇÕES

Mais um exemplo vindo dos Holigans.
Lá os clubes são os primeiros a dar o exemplo.
Vejam este caso.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, abril 04, 2007

Benfica X Sporting

Após as declarações do Presidente do Benfica, Sr Luís Filipe Vieira, deveria quem de direito impór que este jogo seja realizado à porta fechada, de modo a precaver as hooliganices dos adeptos.......

terça-feira, abril 03, 2007

VIOLÊNCIA NO BENFICA x PORTO

Subscrevo o que é referido nos comunicados de Porto e Benfica, mas considero que mais uma vez ambos pecaram no principal:
NENHUM REPUDIOU VEEMENTEMENTE AS ACÇÕES QUE OS SEUS PRÓPRIOS ADEPTOS TIVERAM NOS ACONTECIMENTOS.
Enquanto for assim, a violência vai continuar, porque é branqueada por quem deviam ser os primeiros a penalizar os infractores.
E não é preciso inventar nada, basta copiar o que é feito no campeonato onde supostamente existem os holigans, o Inglês, onde não raras vezes são os próprios clubes a expulsarem adeptos de todos os jogos e do seu seio.
Mas eles é que são os animais, não é?

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 02, 2007

E o “novo” líder é o… FC Porto

Foi um bom jogo o que se assistiu ontem no estádio da Luz. Um jogo em que quem saísse vencedor garantiria, do meu ponto de vista, uma grande vantagem no que ao título diz respeito. Porém, o empate verificado mantém FC Porto e Benfica à distância de um ponto enquanto, o Sporting, por sua vez, poderá ser o grande beneficiado desta jornada, ganhando 2 pontos a cada um dos seus adversários directos…isto, claro, se não perder pontos com o penúltimo da classificação!
Quanto ao jogo, acho que o resultado acaba por se ajustar àquilo que as duas equipas produziram em campo.
Uma primeira parte completamente dominada pelo FC Porto, uma equipa personalizada e a demonstrar aquilo de que eu falava no meu post de antevisão do jogo, isto é, jogadores com raça, determinação e vontade de ganhar o jogo…em suma, o verdadeiro espírito guerreiro e lutador do Dragão. Porém na segunda parte, acho que mais uma vez Jesualdo não esteve bem! Como era perfeitamente natural, e tendo em conta que o Benfica estava em desvantagem num jogo em que a vitória era obrigatória, a reacção dos encarnados foi bem evidente nos minutos iniciais do 2º tempo. O Benfica empurrou completamente o FC Porto para a sua grande área! Nessa altura e perante a reacção encarnada, o FC Porto acanhou-se e começou a defender muito perto da sua área! Ora, como sabemos, o pior sinal para uma equipa que está em vantagem no jogo é começar a defender muito atrás…infelizmente, a pressão ofensiva dos encarnados lá acabou por dar os seus frutos, num golo em que Lucho estava à hora errada no local errado…enfim já não bastava este jogador estar fisicamente muito mal como também ainda ter o azar de marcar um golo…a favor do Benfica! Apesar de ter muita classe, este argentino precisa urgentemente sair do onze inicial e dar o lugar a outro que não se arraste em campo!!!! Mais uma vez, Jesualdo não vê isso e insiste, jogo após jogo, no argentino para os 90 minutos!
Mais um capítulo em que Jesualdo esteve mal foi nas substituições! Se compreendo a entrada de Cech para o lugar do lesionado Meireles já não consigo compreender a entrada de um jogador (é um jogador que PODE vir a ser bom…mas o que precisávamos nesta altura era de um jogador que JÁ fosse bom!) chamado Renteria que a 5 segundos do fim esteve cara a cara com Quim e falhou o golo de forma tão escandalosa como displicente!!! Porcaria por porcaria então que entrasse o Postiga, o jogador com mais alto (!!) salário do plantel!!! Outra coisa que não percebi foi a entrada de Anderson a 4 minutos do fim…se o jogador estava em condições mínimas então que entrasse a 15/20 minutos do fim, uma altura em que o Benfica apertava e era importante para o FC Porto ter um jogador que segurasse bem a bola! Em suma, acho que Jesualdo não foi corajoso e não soube aproveitar de forma inteligente o facto do Benfica na 2ª parte ter que procurar desesperadamente o golo! Continuo a ter reticências quanto ao trabalho deste senhor mas enfim, é o que temos…
Também quero deixar uma nota final para o PÉSSIMO trabalho do árbitro, um senhor que além de simpatizante, é mesmo sócio do Benfica! De facto tem toda a lógica um sócio do Benfica arbitrar um jogo entre Benfica e FC Porto…Na minha opinião, apenas 5 minutos bastaram para ver o que iria ser o critério do árbitro: entrada de Bruno Alves meio na bola na bola meio no jogador, cartão amarelo; entrada de Simão totalmente no jogador, cartão no bolso do sócio do Benfica (será pelo Sr. Sabrosa ter um estatuto especial?). Para finalizar, o golo do Benfica é irregular, pois no momento do cabeceamento David Luiz está em claro fora de jogo…ai se fosse ao contrário…

PS: Não obstante as minhas críticas ao seu trabalho, Jesualdo esteve bem na flash interview ao referir a vergonhosa campanha da comunicação social durante toda a semana, uma campanha em que não só se enterrou previamente o FC Porto como também se quis passar a mensagem de que quem estaria no 1º lugar era o Benfica e não o FC Porto! Enfim, já estamos habituados às estratégias dos jornais para vender mais uns jornalitos à custa de fantasias e preferências clubistas de certos jornalistas…

domingo, abril 01, 2007

ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL

Mais uma vez e infelizmente como já vem sendo hábito nas últimas 4 épocas, a Federação Portuguesa de Voleibol marcou e realizou uma Assembleia Geral para alteração de regulamentos, nomeadamente em pontos como Regulamentos de Provas.
Esta Assembleia Geral realizou-se hoje dia 1 de Abril e se não fossem as consequências das decisões tomadas até poderíamos considerar que estávamos perante uma mentirinha ou peta.
Mais uma vez também os clubes não foram tidos nem achados por quem de direito, as Associações, o que mostra um dos graves problemas que o desporto nacional apresenta: organizações ricas decidem com base nos seus próprios interesses, sem pensar no bem e no desenvolvimento das modalidades e sem envolver aqueles que no dia a dia são os únicos responsáveis pela existência do desporto, os atletas e os clubes, contrariando assim todos as boas regras de gestão, já para não falar nas de bom senso.
Por outro lado, que raio de modalidade é esta que anualmente faz alterações de fundo, alterações estas que sendo estruturantes devem sempre ser ponderadas e de médio prazo.
Por exemplo, como é possível à 2 anos terem acabado com as equipas B e virem agora dar o dito por não dito, autorizando-as outra vez a participar nos nacionais?
Existirão alguns que dirão que a FPV se apercebeu que a decisão foi errada e que mais vale corrigir do que permanecer no erro.
Até poderia concordar, não fosse um único pormenor, que foi a única razão que esteve na base da aprovação da sua extinção:
Na altura nos Açores proliferavam as equipas B (onde militavam muitos açorianos) que participavam nos Nacionais.
E também na altura todos disseram e defenderam que a existência de equipas B, em todo o país, permitiria ter em competição nos Nacionais atletas que não "cabendo" nos planteis principais, precisavam de estar num viveiros que continuasse a sua formação e desse a rodagem necessária para voos mais altos.
Foi necessário a selecção nacional estar pelas ruas da amargura, sem possibilidades de recrutamento de atletas para que se désse a volta ao texto.
Agora é esperar para ver que mais direitos nos foram retirados e que mais obstáculos foram colocados à nossa participação nos Nacionais, o que é mais uma razão para que todos ajudem as nossas equipas a lá continuarem, pois quando descerem, nunca mais vamos ter equipas açorianas nos nacionais e sem estas esqueçam apostas na formação, porque já o disse e torno a repetir quantas vezes for preciso que só as equipas que estão nos Nacionais têm formação com o mínimo de condições, porque não há apoios que o permitam ser de outra forma.
Quem acha que eu minto, prove o contrário.
Mas atenção provar com factos e não com demagogia.
E já agora em diálogo e não em monólogo onde dizem o que querem e não ouvem o que não querem.

Etiquetas: , ,